Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

Câmara Técnica em Apoio à Criação do Comitê do Rio Uruguai retoma os trabalhos de 2024 Destaque

12/02/2024

A Câmara Técnica Câmara Técnica em Apoio à Criação do Comitê do Rio Uruguai, juntamente com a presidência do Comitê Chapecó e Irani, reuniu-se na última terça-feira para o primeiro encontro deste ano.

A reunião, que foi realizada de forma virtual, serviu para a discussão e contribuições em iniciativas importantes da CTRU, dentre elas, a participação de seus membros no I ERCOB Sul 2024. Clenoir Antônio Soares, presidente do Comitê Chapecó e Irani, apresentou a programação do evento que está sendo organizado pelos Fóruns Paranaense, Catarinense e Gaúcho e ocorrerá nos dias 20,21 e 22 de março de 2024 em Florianópolis – SC.

O coordenador da CTRU, Renato Muniz da Silva, ressaltou a importância da participação de todos no encontro, reforçou que no último dia será discutido sobre a Gestão compartilhada de bacias interestaduais - Uruguai/Iguaçú. Segundo Renato, esta pode ser uma grande oportunidade para contatar parlamentares e agregar forças no âmbito político em prol à criação do Comitê do Rio Uruguai. Além disso, Renato destacou a programação dos outros dias do evento, no geral todos são atuais e relevantes para a gestão dos recursos hídricos.

Dentre outros assuntos de pauta, o grupo discutiu também sobre o histórico das ações da CTRU e do Comitê Chapecó e Irani em prol à criação do Comitê Interestadual do Rio Uruguai. Na oportunidade, deixaram agendada a data da próxima reunião, para dia 01 de abril.

A criação do Comitê Rio Uruguai será mais um passo importante para aprofundar as temáticas relacionadas à gestão dos recursos hídricos na referida Bacia Hidrográfica. Os Comitês de Bacias Hidrográficas trazem contribuições significativas para as comunidades, promovendo capacitações, mobilizando os entes da sociedade, fomentando ações educativas e proporcionando reflexões sobre todas as variáveis que compreendem o cenário hídrico.

No dia 01 de abril, terão continuidade os debates da CTRU. É essencial a participação de todos os membros nas discussões para fundamentar as decisões deliberadas conjuntamente. Esses debates são indispensáveis para legitimar as etapas necessárias para que o Comitê Rio Uruguai seja efetivamente constituído.