Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

COMITÊ CHAPECÓ E IRANI ENGAJA CÂMARA TÉCNICA SOBRE CRISE HÍDRICA Destaque

22/06/2023

O Comitê Chapecó e Irani demonstra atenção à crise hídrica e seus impactos nos municípios que pertencem a seu âmbito. Neste sentido, realizou-se no dia 6 de junho a primeira reunião da Câmara Técnica de Crise Hídrica, com o intuito de definir estratégias em prol da utilização, preservação e conservação dos recursos.

Durante a ocasião, aconteceu a escolha do Coordenador e relator da Câmara Técnica, além da apresentação e discussão quanto a um questionário sobre o uso da água no meio rural da região. Também foi confirmada a agenda das próximas reuniões da Câmara Técnica. Conforme o coordenador da Câmara Técnica, Pablo Nilson, o questionário pretende diagnosticar as propriedades rurais da RH2 quanto a demanda e disponibilidade de água, e o enfrentamento a situações de estiagem que frequentemente acometem a região Oeste de Santa Catarina, afetando a população e a cadeia produtiva local.

A importância da Câmara inclui a coleta de informações para maior compreensão das demandas, atividades e condições dos recursos hídricos no âmbito do Comitê. Ela é composta pelas organizações-membro do CBH: 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, CASAN, COOPERALFA, Cooper Auriverde, IMA e COOPER URUGUAI.