Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

AGO do Comitê Chapeco e Irani teve expressiva presença das entidades Destaque

27/03/2021

O Comitê Chapecó e Irani realizou nesta semana a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que contou com a uma expressiva presença das entidades-membro, comprovando a representatividade do evento e legitimando todas as decisões que foram deliberadas. A AGO foi desenvolvida através de videoconferência (plataforma Google Meet). Entre os principais assuntos em pauta estiveram: apresentação do resultado da Assembleia Setorial Pública, do dia 17 dezembro 2020, aprovação ad referendum de moções e resoluções, informe da SDE (contrato com entidade executiva para assessoramento do Comitê Oeste), atualização e aprovação do plano de capacitação do Comitê, apresentação das atividades da Câmara Pro-Comitê do Rio Uruguai e apresentação da empresa contratada para atualização do Pacuera da PCH Ludesa. Para o vice-presidente do Comitê Chapecó Irani, Adir Faccio, represetante da organização-membro  ARIS, a Assembleia superou as expectativas. "A AGO teve extensa pauta com 13 itens, com duração em torno de quatro horas, entre apresentações, discussões e encaminhamentos. O evento realizou-se com pleno êxito, com participação efetiva da Secretária do Comitê Manuela dos Passos e os técnicos da  entidade Executiva ECOPEF André e Iara", assinala Faccio.

A AGO foi mais uma oportunidade para aprofundar as temáticas relativas às atividades desencadeadas pelo Comitê Chapecó e Irani, que vem trabalhando com muita ênfase no gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó e Irani e seus contíguos, promovendo a integração de ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde e à segurança pública, assim como prejuízos econômicos e sociais e, além disso, reconhecendo o recurso hídrico como um bem público, de valor econômico, cuja utilização deve ser cobrada, observando os aspectos de quantidade, qualidade e as peculiaridades da bacia hidrográfica. Por fim, o Comitê desenvolve ações consistentes no combate e prevenção às causas e efeitos adversos da poluição, das inundações, das estiagens, da erosão do solo e do assoreamento dos corpos de água nas áreas urbanas e rurais.

Os temas discutidos na AGO foram de grande relevância para a continuidade das ações do Comitê Chapecó e Irani. A direção do Comitê agradece a todos os representantes de organizações-membro que participaram, tornando esse momento ainda mais expressivo e emblemático. Desde o ano passado, a Entidade Executiva Ecopef juntamente com a assebleia do Comitê Chapecó e Irani vem seguindo rigorosamente todas as medidas sanitárias para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Neste período, os eventos na forma online têm contribuído significativamente para que os projetos não sejam interrompidos.

O vice-presidente do Comitê Chapecó e Irani, Adir Faccio, destaca alguns pontos relevantes da AGO e faz uma avaliação positiva da Assembleia. "Houve também a apresentação das ações realizadas palas Câmaras Técnicas de Crise Hídrica e Pró Comitê do Rio Uruguai onde , onde restou demonstrado o excelente trabalho desempenhado em prol das Bacias. Este trabalho de cidadania e interessado (tão bem desempenhado por todos os membros que representam os segmentos de Usuários de Água, População da Bacia e Órgãos das Administrações Federal e Estadual), demonstra o interesse de todos na sustentabilidade dos recursos hídricos", finaliza.