Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do

Rio Chapecó, do Rio Irani e Bacias Contíguas

PRIORIDADES É SOLUCIONAR CONFLITOS PELO USO DA ÁGUA Destaque

18/02/2019

O Comitê Chapecó-Irani pretende se reorganizar a partir deste ano e definiu como prioridade a busca por soluções para os conflitos históricos que envolvem o uso da água na bacia hidrográfica, conhecida como RH 2, responsável pelo abastecimento de 60 municípios, sendo Chapecó o maior deles. A definição aconteceu durante encontro, nesta segunda-feira, no auditório da Epagri, em Chapecó, que reuniu membros do Comitê e a Ecopef, organização que vai prestar assessoria executiva para a entidade. O anúncio da liberação de recursos públicos para a realização das atividades e a disponibilização de uma equipe técnica que auxiliará na organização do comitê ajudaram a criar um clima do otimismo entre os participantes. Para o presidente do Comitê Chapecó-Irani, Eng. Agrônomo Ivan Tadeu Baldissera, há grandes desafios pela frente. “Precisamos reorganizar o comitê e também atuar para melhorar a qualidade das águas, as águas subterrâneas, a questão da articulação institucional e a questão da educação ambiental que é a base para todo esse trabalho”, resumiu.
A assessoria ao Comitê será feita por equipe disponibilizada pela Ecopef formada pelo engenheiro ambiental e sanitarista, André Leão, a bióloga, Manuela dos Passos e o coordenador regional, engenheiro agrônomo, Vilmar Comassetto.
A Ecopef foi escolhida por edital do Governo do Estado para atuar como secretaria executiva do comitê no sentido de promover a sua organização interna, planejamento, comunicação, mobilização e capacitação dos membros.
A Bacia do Rio Chapecó-Irani pertence à Região Hidrográfica 2, abrangendo um território de cerca de onze mil quilômetros quadrados no Meio Oeste catarinense, uma população estimada em 600 mil habitantes. Ela faz parte de uma das três Regiões Hidrográficas que serão assessoradas pela equipe da Ecopef num grande Plano de Atividades dos Recursos Hídricos que tem prazo de dois anos para ser completado. As outras regiões são RH 1 – Rio das Antas e RH 3 Rio do Peixe e Jacutinga.