SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE
RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Marcelo Viana da Silva

Marcelo Viana da Silva

Técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos – DRH estiveram nesta última quarta-feira (13), em Criciúma, para apresentar, aos membros do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, sobre o processo de seleção, renovação e substituição das organizações-membros nos comitês, conforme Resolução n° 19/2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.

A palestra foi ministrada durante a Assembleia Geral Ordinária- AGO do Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Após a AGO foi realizada a Oficina com o tema “Bacia Hidrográfica – Unidade Territorial de Planejamento de Recursos Hídricos, ofertada pela AGUAR – Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) juntamente com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará a abertura dos Encontros Regionais do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Cubatão, Madre e Bacias Contíguas.

O Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Cubatão, Madre e Bacias Contíguas mostrará a situação atual do uso das águas e indicará, por meio de estudos, o que pode acontecer com esse bem comum, dando oportunidade à população de escrever um novo futuro, definindo ações de curto, médio e longo prazos para garanti-la em quantidade e qualidade para todos. 

Por isso, a participação da sociedade é indispensável.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS.: A Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão é a Bacia que abastece parte significativa da Grande Florianópolis. O Plano contemplará a região dos municípios de Águas Mornas, Florianópolis, Garopaba, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara e é um documento que orienta a implantação local das Políticas Federal e Estadual de Recursos Hídricos (Lei Federal nº 9.433/97 e Lei Estadual nº 9.748/94).

Mais informações em: /comitecubatãoComitê Cubatão e Madre - Águas SC prh.cubatã O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Quarta, 12 Abril 2017 13:36

MvS Conselho Item Resolução

Conheça o Folder do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina

 

Para a divulgação do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC), e de acordo com o Planejamento em Comunicação e Divulgação do PERH/SC, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e Centro de Economia Verde da Fundação CERTI começaram a distribuição do Folder de Apresentação do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina. Com ele, os catarinenses têm mais informações sobre os objetivos o Plano e quais são as maneiras de participar de seu desenvolvimento.

 

Você pode acesso ao folder aqui (http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/DHRI/Plano%20Estadual/2017-04-03-folder_perhsc_final.pdf).

Santa Catarina avança etapas na elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos

 

Após a aprovação da fase de  “Caracterização das Regiões Hidrográficas” e de “Diagnóstico da Situação Atual dos Recursos Hídricos”, a equipe que desenvolve o Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC) está projetando as demandas e disponibilidades futuras das Bacias Hidrográficas do estado. Chamada de etapa de “Prognóstico”, a fase de desenvolvimento faz um balanço quali-quantitativo dos recursos hídricos nos cenários futuros e traz recomendações para o enquadramento dos rios. Antes de ser finalizada a etapa do Prognóstico, os resultados obtidos pelos técnicos devem passar por uma nova rodada de Encontros Regionais em cidades de diferentes regiões de Santa Catarina.

 

O PERH/SC está sendo elaborado para orientar o Poder Público na gestão da água subterrânea e superficial de Santa Catarina. Ele está sendo produzido com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO, repassado à FAPESC, contratante da Fundação CERTI. O PERH/SC está sendo acompanhado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina/Diretoria de Recursos Hídricos e pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina.


Acompanhe as etapas de desenvolvimento do PERH/SC

Especialistas de reúnem para Workshop do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina

A Fundação CERTI, em parceria com FAPESC e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS), realizaram ontem, 9 de março, um Workshop do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC). A reunião, guiada pelo Prof. Dr. Carlos E. M. Tucci, foi dividida em dois momentos. No período da manhã foi realizada uma apresentação dos objetivos de um Plano Estadual de Recursos Hídricos e os resultados das etapas de cenário atual e tendencial de Santa Catarina. Depois disso, os participantes foram divididos em cinco grupos para preencherem uma tabela identificando os principais problemas, as causas associadas e as possíveis ações que devem estar previstas no Cenário Desejado do PERH/SC. A reunião contou com 31 participantes entre representantes dos setores usuários e especialistas de áreas transversais ao gerenciamento de recursos hídricos de Santa Catarina.


A dinâmica do Workshop foi construída pelo Prof. Dr. Carlos E. M. Tucci em conjunto com a equipe do PERH/SC, e funcionou com um número limitado de participantes selecionados por suas atividades e expertise na temática, com vistas à compor amostras de visões diferenciadas na construção de um cenário de planejamento do PERH/SC. Durante a reunião, eles identificaram problemas, causas e ações para tópicos como: quantidade de água (outorga), qualidade da água (enquadramento), segurança hídrica (eventos críticos), aspectos institucionais e outros. Os resultados foram apresentados pelos próprios especialistas, no final do Workshop, e agora serão sistematizados pelos técnicos da Fundação CERTI para a definição do cenários desejado.

 

Carlos E. M. Tucci é professor titular aposentado do IPH/UFRGS, referência internacional em Recursos Hídricos e sócio da Rhama Consultoria Ambiental.

O conteúdo dos Encontros Regionais do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC) apresentados em 2016 nas cidades Chapecó, Lages, Joinville, Blumenau, Criciúma e Florianópolis estão disponíveis para serem consultados no portal Águas de Santa Catarina. As apresentações mostram o levantamento de informações sobre os aspectos físicos, bióticos e antrópicos das Regiões Hidrográficas (RH) de Santa Catarina feitas pelos técnicos da Fundação CERTI. Ali também são mostradas as estimativas de demandas e disponibilidades hídricas dos rios, e um balanço da qualidade e quantidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos de todo o estado.