Rio Tijucas

Novo projeto em Major Gercino prevê a recuperação de 5 hectares de mata ciliar Destaque

09/04/2024

Nessa terça-feira, dia 2 de abril, foi realizada a primeira reunião de alinhamento sobre o Projeto Pacto da Mata Ciliar, entre a Prefeitura de Major Gercino, o Comitê Tijucas e Biguaçu e o Instituto Água Conecta. No encontro foram apresentadas e alinhadas as ações do projeto, que prevê a recuperação de 5 hectares de mata ciliar no município de Major Gercino, a partir da doação e plantio de mudas em propriedades da região, além da construção de um viveiro para armazenamento de mudas florestais nativas. O projeto será desenvolvido ao longo de 2024, com apoio da Prefeitura de Major Gercino e do Comitê Tijucas e Biguaçu, execução do Instituto Água Conecta e patrocínio da empresa Elera Renováveis, proprietária da PCH Angelina.

Além do alinhamento do projeto, também foi definido o local para construção do viveiro de mudas nativas para armazenamento das mudas, no centro da cidade, próximo à Prefeitura e à Praça Central do município. A construção do viveiro representa um passo importante na disponibilização e distribuição das mudas nativas da Mata Atlântica no município. Até então, as ações do Pacto da Mata Ciliar, realizado há 13 anos nas Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, contavam com o apoio de viveiros para armazenamento e aclimação das mudas recebidas de doações, somente na região jusante da bacia hidrográfica, mais próximo do litoral, dificultando o transporte das mudas para as áreas mais a montante.

Com a construção do novo viveiro em Major Gercino, as ações do Pacto da Mata Ciliar podem beneficiar mais de 10 famílias da região, a depender do tamanho das propriedades, com o plantio de mudas e recuperação de áreas degradadas. Nas próximas semanas, serão realizadas ações de sensibilização com os moradores sobre a importância do plantio, cadastro de proprietários interessados na recuperação das áreas e doação das mudas.

Major Gercino possui 26,7% de mata ciliares degradadas

Um estudo recente realizado pelo Instituto Água Conecta, junto ao Comitê Tijucas e Biguaçu, identificou que todos os municípios das Bacias Hidrográficas do Rio Tijucas, do Rio Biguaçu e bacias contíguas estão em desacordo com a legislação ambiental, com 42,6% de degradação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) em matas ciliares.

No município de Major Gercino, que tem uma área total de 304,4km², cerca de 26,7% das áreas de mata ciliar estão antropizadas, isto é, com algum tipo de degradação por atividade humana. Dessa área antropizada, 1,8% possuem edificações irregulares, o restante, são áreas passíveis de recuperação.

As matas ciliares desempenham um importante papel nas margens dos cursos d’água e ao redor das nascentes, evitando e controlando casos de erosão, processos de assoreamento e enchentes. As árvores plantadas reduzem a velocidade de escoamento da água e auxiliam na infiltração no solo, além de filtrar poluentes, sedimentos, agrotóxicos, adubos e lixo que poderiam chegar aos rios. Preservar e recuperar as matas ciliares nas propriedades rurais em Major Gercino é essencial para evitar novas enchentes nas propriedades, bem como preservar a qualidade das águas.

Serviço

Os proprietários rurais do município de Major Gercino que tiverem interesse em recuperar áreas degradadas de mata ciliar, podem entrar em contato com o escritório local da EPAGRI nos telefones (48)3665-6386 ou (49)991100422 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .