Rio Tijucas

5ª Reunião da Câmara Técnica Consultiva discute sobre diferentes temas Destaque

28/09/2023

Foi realizada nessa terça-feira, dia 26 de setembro, a 5ª Reunião da Plenária da Câmara Técnica Consultiva, na qual foram discutidos diversos temas. O grupo tratou sobre a proposta de monitoramento de resíduos de microplásticos na área de atuação do Comitê Tijucas e Biguaçu. As organizações-membro serão consultadas sobre o interesse de participarem desse processo de acompanhamento.

Durante a Reunião da Câmara Técnica Consultiva também foi debatido entre os participantes a construção de empreendimentos hidrelétricos nas Bacias dos Rios Tijucas e Biguaçu. O grupo encaminhará o questionamento ao IMA, sobre o monitoramento das condicionantes das licenças de operação dos empreendimentos hidrelétricos existentes na bacia. Também será realizada consulta à organização-membro APESC - Associação dos Produtores de Energia em Santa Catarina sobre o processo de licenciamento ambiental para esse tipo de empreendimento.

Ainda durante a reunião, foi compartilhado um relato de impedimento de regeneração natural em mata ciliar no município de Nova Trento, onde serão sugeridas ações de educação ambiental a serem realizadas pelos municípios. Por fim, foi definido que a certificação a ser concedida pelo Comitê pelo bom uso de água será discutida na próxima Assembleia do Comitê.

Acompanhe as informações do Comitê Tijucas e Biguaçu e saiba mais sobre as decisões e discussões dos grupos de trabalho e outras ações.