Rio Tijucas

Bióloga Andrea Garcia da Divisão de Mineração da FEPAM - RS participa da reunião do Grupo de Trabalho da Mineração Destaque

27/09/2023

Foi realizada na última sexta-feira, dia 22 de setembro, uma nova reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Mineração, que está focado na organização do Workshop “Mineração de Areia em Leito de Rio na Bacia do Rio Tijucas: Desafios e Oportunidades Sustentáveis”, que será realizado no dia 23 de outubro.  O encontro contou com a participação da bióloga Andrea Garcia da Divisão de Mineração da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) do Rio Grande do Sul.

A bióloga compartilhou sobre o processo e avanços do licenciamento e fiscalização ambiental das áreas de extração de areia em leito de rio no Rio Grande do Sul. Atualmente, a fiscalização ambiental desta atividade no RS é realizada com tecnologias via satélite, em que há um sistema on-line de monitoramento do funcionamento das dragas de extração de areia em tempo real e com acesso público. A experiência possivelmente será compartilhada com mais detalhes pela bióloga Andrea, que aceitou o convite do GT para participar do evento da Mineração.

O presidente do Comitê Tijucas e Biguaçu e também coordenador da Câmara Técnica Consultiva, Danilo Funke reforçou a importância do tema para o evento. “Queremos trazer a ideia de implantar esta tecnologia aqui no estado de SC também”.

Acompanhe os próximos passos da organização do Workshop da Mineração e fique por dentro de todas as novidades! Em breve, as inscrições serão abertas!

#WorkshopdaMineração #ComiteTijucaseBiguacu