Rio Tijucas

EQUIPE DA UFSC PARTICIPA DE REUNIÕES COM COMITÊ, ACAT, CÂMARA LEGISLATIVA DE BOMBINHAS E ASSOCIAÇÃO PORTO AMBIENTAL Destaque

28/02/2018

A equipe de Mobilização e Educomunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se reuniu com representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas Biguaçu e Bacias Contíguas, responsável, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e com apoio técnico da universidade, pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Tijucas Biguaçu e Contíguas.

O encontro aconteceu no dia 20/02, às 10h, em Bombinhas, e contou com a participação do Presidente do Comitê Tijucas Biguaçu, Edison Roberto Mendes Baierle, do Vice-presidente José Leal da Silva Junior e do técnico da Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT), o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins. Mais tarde, às 13h, a equipe foi recepcionada pelo atual presidente da Câmara Legislativa da cidade, vereador Alan Souza. Já em Tijucas, o grupo esteve na sede do Comitê, onde se encontrou com a coordenadora da  ACAT, a bióloga Aline Luiza Tomazi e, em seguida, com Paolo Giuliano Levi e Wilson Mass, integrantes da Associação Porto Ambiental.

Em todos os casos, após a apresentação dos novos membros da equipe, o engenheiro sanitarista e ambiental e coordenador de mobilização Eduardo Moure e o jornalista Rafael Venuto, houve uma breve explanação em torno das estratégias de mobilização e educomunicação que deverão ser adotadas no decorrer dos próximos meses. Estes encontros também serviram para dialogar sobre os pontos fortes e fracos do processo de mobilização que tem sido realizado até o momento e para ouvir a respeito dos anseios do Comitê. Além da gerente de projetos Luana Periotto Costa e dos dois novos integrantes, também participaram dos encontros os bolsistas de mobilização Igor Vinícius Tibúrcio e Eduardo Fronza.

Segundo Moure, “os encontros presenciais são importantes para alinhar as expectativas e aproximar as pessoas, gerando, com isso, maior pertinência com o processo e com os resultados que serão construídos coletivamente.”

A atividade faz parte do Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas, que está sendo elaborado pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Nos próximos meses estão sendo planejados diversos encontros com a comunidade e oficinas participativas para elaboração de diretrizes, estratégias e ações que irão compor o Plano de Recursos Hídricos da bacia. Portanto, nos acompanhe nas redes sociais, fique por dentro e participe!