Rio Tijucas

VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS É INAUGURADO EM TIJUCAS Destaque

22/09/2017

Para comemorar o Dia da Árvore, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras de Tijucas, inaugurou nesta quinta-feira (21/09), o Viveiro de Mudas Nativas.

Localizado ao lado da sede do Comitê, o viveiro possui 92 m² de área, com possibilidade de ampliação e conta com mudas de mais de 20 espécies, entre elas figueira, ipê, tucaneira, jacarandá, palmeira, araucária, cedro, açoita-cavalo, coqueiro jerivá, aroeira, angico e canjerana.

As mudas produzidas no viveiro serão utilizadas para o programa “Pacto da Mata Ciliar”, que tem o objetivo de recuperar áreas degradadas no entorno de nascentes, rios e outros cursos d’água. Só no município de Tijucas já existem áreas em recuperação, por meio do projeto, nos bairros Timbé, Terra Nova, Oliveira e Itinga. Ao todo, 75 propriedades nas bacias hidrográficas abrangidas pelo Comitê Tijucas Biguaçu já estão cadastradas para recuperação ambiental, totalizando 20 hectares e mais de 10 mil mudas nativas plantadas.

Narbal Andriani Junior, diretor de meio ambiente do município, destacou que o viveiro será um legado para as gerações futuras. Já José Leal Silva Junior, secretário de agricultura e secretário executivo do Comitê Tijucas Biguaçu reforçou a importância do espaço para a educação ambiental nas escolas. E o vice-prefeito e presidente do Comitê, Adalto Gomes disse que o viveiro será uma referência na região, podendo futuramente ser utilizado para a produção de plantas medicinais, colaborando para a melhora da saúde da população de Tijucas.

Também estiveram presentes no evento Edison Baierle, vice-presidente do Comitê Tijucas Biguaçu, Vilson José Porcíncula, secretário de saúde, Rosenildo de Amorim, secretário de administração e finanças, Carlos Alberto Silva, diretor da ADEC, Leila Costa, chefe de gabinete, os vereadores Maria Edésia da Silva Vargas e José Roberto Giacomossi, além da equipe técnica do Comitê, convidados e imprensa.

Viveiro de Mudas em Bombinhas

Desde 2014, o Comitê Tijucas Biguaçu possui um viveiro de mudas com 10.700 m² em Mariscal, mantido pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas - FAMAB. Na época o viveiro foi estruturado por meio da doação de materiais e insumos de uma compensação ambiental realizada entre a Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA e o Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para a Construção do Vale do Rio Tijucas - SINCERVALE .

A partir de então diversas mudas nativas foram produzidas para o programa “Pacto da Mata Ciliar”. O viveiro de Bombinhas continuará a produzir mudas para este programa, juntamente com o viveiro de Tijucas. Os interessados em receber gratuitamente mudas nativas para recuperação da mata ciliar podem entrar em contato com o Comitê pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (48) 3263-6563.

Por Rokelly Pierozan, jornalista