Rio Tijucas

DIVULGADOS OS VENCEDORES DOS CONCURSOS DE REDAÇÃO E DESENHO Destaque

03/07/2017

Entre as atividades mais importantes promovidas pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas nestes 16 anos de luta em favor da vida, em defesa da água de qualidade e em quantidade para a população de nossa bacia está o envolvimento da comunidade escolar. Na 7ª edição do concurso de redação, e 6ª edição do concurso de desenho denominado “O Rio que temos”, foram 70 redações inscritas, e 147 desenhos. E saíram os vencedores!

Para a 6ª edição do concurso de desenho foram classificados: Em primeiro lugar, o estudante Vitor Hugo Queiroz de Souza, do 5º ano da E.B.M Manoel Eduardo Mafra, escola do município de Bombinhas, e sob a orientação da professora Ana Cristina Hartmann. O segundo lugar também foi para Bombinhas, mas para E.B.M. Pequeno Príncipe, o aluno Davi Sodré Teixeira, também do 5º ano, e sob a orientação da professora Melise Z.C. Kapp. O terceiro lugar é representado pela aluna Raquel Ocker Sagás, do 5º ano da E.E.B.M. Maria Amália Cardoso, do município gancheiro de Governador Celso Ramos, sob a orientação da professora Renata Natália Correia.

A 7ª edição do concurso de redação, neste ano, contou um número menor de participantes em relação ao ano de 2016, mas manteve o propósito de identificar talentos na região hidrográfica, bem como entender como o meio ambiente pode ser descrito por meio do texto escrito em forma de redação. É uma forma de auxiliar os alunos do ensino fundamental na prática da escrita. Os dois primeiros lugares foram para a E.M.E.B. João Bayer Sobrinho, com trabalhos coordenados pelas professoras Fernanda Piazza e Rosiane Melo Cordeiro, do município de Nova Trento. Respectivamente, as alunas Flavia Regina Wilcke, do 7º ano; e Mikaellem Krucinski, do 9º ano representam os neotrentinos que mais uma vez conquistam os primeiros lugares no concurso de redação promovido pelo Comitê Tijucas-Biguaçu. O terceiro lugar tem lugar para a aluna Samira Laçola, do 9º ano da E.E.B. Prof. Araci Espíndola Dalcenter, de São João Batista, sob a coordenação da professora Maria Augusta.

Os concursos sempre contam a valorosa participação de duas comissões avaliadoras. Em desenho tivemos: a designer Ana Paula Rubini, o artista plástico e mestre pela Universidade do estado de Santa Catarina Leandro Serpa, e a doutora em Ciência da Linguagem e professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Nadia Maffi Neckel. Já a comissão do concurso de redação contou com: os jornalistas Karina Duarte Peixoto Silva e William Wollinger Brenuvida, mestrando em Ciência da Linguagem pela Unisul; e pelo professor de Letras português/espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina, e coordenador do Ensino Médio do Senai de Tijucas-SC, Roberto Vasquez.

Em breve, o Comitê Tijucas-Biguaçu vai visitar os municípios conferindo aos alunos, professores e escolas premiação pela participação em mais uma edição dos concursos de redação e desenho. As premiações contam o auxílio de empresas e associações com cadeira no Comitê Tijucas-Biguaçu.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.