Rio Tijucas

O RIO QUE TEMOS - texto-orientador para os concursos de desenho e redação Destaque

22/03/2017

Todos os anos, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas realiza dois concursos e uma maratona. Os concursos de desenho, na 6ª edição; e de redação, na 7ª edição, brinda a realização da 4ª edição da Maratona Fotográfica. A cada ano, os temas são desafios aos alunos e professores da comunidade escolar da bacia, bem como ao olhar atento e sensível de fotógrafos com ou sem experiência na arte e técnica de registrar belas paisagens e momentos históricos de nossa região que compreende 14 municípios, e mais de 8 mil quilômetros de rios, lagos e lagoas, e as baías de Tijucas, de São Miguel, e de Porto Belo. Neste ano de 2017, o tema para os concursos e maratona fotográfica é: “O Rio que temos”.

Acesse o edital do concurso de desenho: http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Tijucas/Legislacoes/Comite/editais/Edital_concurso_desenho_2017.pdf

Acesse o edital do concurso de redação: http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/Comite%20Tijucas/Legislacoes/Comite/editais/Edital_concurso_redacao_2017.pdf

A partir de 2016, a Bacia Hidrográfica do Rio Biguaçu passou a compor o mosaico multicultural, multiétnico e com recortes diversos da fauna e da flora da região que compreende a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, e demais bacias contíguas. O comitê passou a ser conhecido por Comitê Tijucas-Biguaçu. Este aspecto foi muito importante para entender um sentimento que toma conta de cada um de nós: o sentimento de pertença ou pertencimento.

Antes de pertencermos a rua, bairro ou cidade, nós partilhamos do rio que corta nossa comunidade, partilhamos da água que nos dá a vida. O rio principal ou afluente do rio principal que passa por nosso bairro ou comunidade, região ou cidade possui características. E é a partir desse sentimento de pertença que nós queremos fazer uma escuta toda especial aos alunos e professores da comunidade escolar de nossas bacias hidrográficas.

Os alunos do 1º ao 5º ano de nossa comunidade escolar participarão com desenhos livres, mas que devem buscar uma referência a esse sentimento de pertencimento. Os alunos do 5º ao 9º ano é que vão se dedicar ao texto dissertativo que chamamos aqui de redação, que é livre priorizando a criatividade, mas que vai buscar interpretar-descrever esse sentimento de pertença. Qual percurso seguir?

Aqui, também, vale para quem vai fotografar nossa bacia hidrográfica. Procurem, alunos e fotógrafos, conhecer o rio de sua localidade. Não importa que este rio esteja canalizado, ele tem uma história. Este rio deve ter um ou mais nomes. Este rio pode ter uma importância econômica para sua localidade no passado ou nos dias de hoje. Este rio pode ter espécies da fauna e flora. Procure dizer no texto, seja ele o desenho, a redação ou a fotografia, quais são estas espécies, e qual a importância dessas espécies para a vida do rio, e para a vida da localidade, do bairro, da cidade.

Professores. Vocês podem utilizar recursos audiovisuais, visitas de campo, e até mesmo estabelecer um contato com as pessoas mais velhas de sua localidade para que estes relatos deem corpo e vida às narrativas de seus alunos. Este sentimento de pertença está presente em toda comunidade, ainda que esteja apagado, adormecido.

O teólogo e escritor Leonardo Boff disse certa vez: "a mística é manter os olhos abertos sobre a realidade e as mãos operosas para transformar". Assim, mãos à obra! Os editais estão publicados em nossos veículos de informação. Confira. Divulgue. Participe.

Equipe Comitê Tijucas Biguaçu

O RIO QUE TEMOS