Rio Tijucas

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM BOMBINHAS Destaque

05/08/2016

Escola promove o diagnóstico e a recuperação de rio urbano em parceria com comitê de bacia hidrográfica.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177-SC)

Rio é sinônimo de vida. Vida que corta uma cidade. Vida que dá sentido ao vivente. Para ajudar na recuperação do Rio Bombinhas, a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) pediu apoio do Comitê Rio Tijucas. A Comissão é formada por alunos e equipe pedagógica da escola Dilma Mafra, Município de Bombinhas. Na tarde desta quinta-feira, 4/8, uma reunião realizada na biblioteca da escola Dilma Mafra possibilitou a troca de experiências entre a comunidade escolar bombinense e os técnicos do Comitê Rio Tijucas.

A iniciativa
No dia 17/6, os técnicos do Comitê Rio Tijucas realizaram uma bem sucedida capacitação com professores da rede pública municipal de Bombinhas para formação de multiplicadores ambientais. Durante a capacitação foi feita a visita de um rio nas proximidades da prefeitura municipal. Este evento inspirou uma professora a realizar visitas ao rio com alunos, e foram os alunos que decidiram escrever uma carta ao Comitê Rio Tijucas solicitando apoio para restauração da Mata Ciliar deste rio. A tão almejada sensibilização ambiental, enfim, surtiu efeito.

Planejamento estratégico
O primeiro passo adotado pelo Comitê Rio Tijucas em parceria com o COM-VIDA é um diagnóstico do Rio Bombinhas. A partir de uma visita ao Rio Bombinhas da nascente à foz pretende-se avaliar a qualidade da água; a situação da Mata Ciliar; e as irregularidades causadas pela intervenção urbana ao rio. A ideia é que a comunidade tenha a percepção, e depois possa sugerir mudanças. Preliminarmente, observa-se que este rio está em muitos pontos canalizado e retilizado. O importante é impedir que o rio morra; que o rio volta a dar significado à vida. O projeto deve ser finalizado ao final do ano letivo.

Participaram do encontro: Edison Roberto Mendes Baierle, engenheiro florestal da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB), e vice-presidente do Comitê Rio Tiucas; Letícia Frozza Teive, Coordenadora da Câmara Técnica e bióloga da FAMAB; as diretoras de escola Ivanilda e Ana Cristina; a artista plástica Lígia do Projeto Ex-tampa; a professora de Ciências Laura; e a coordenadora pedagógica Ana Marina. Os técnicos do Comitê Rio Tijucas, Aline Luiza Tomazi, bióloga; e o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins orientaram a reunião.