Rio Tijucas

PACTO DA MATA CILIAR EM GOVERNADOR CELSO RAMOS Destaque

19/07/2016

Quando o assunto é a recuperação de áreas degradadas em rios de nossa região é importante realizar parcerias, trocar e transmitir experiências e vivências. Na manhã desta terça-feira, 19/7, os técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu Aline Luiza Tomazi, Tiago Manenti Martins, e William Wollinger Brenuvida visitaram um trecho em recuperação do Rio Areias, em Governador Celso Ramos/SC. O Rio Areias nasce na Serra da Armação, em Governador Celso Ramos, recebendo águas provenientes da localidade de Cachoeiras, em Biguaçu, e desagua na Baía de São Miguel, também em Biguaçu – região da APA do Anhatomirim.

A visita contou com a parceria de técnicos do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio), dos membros do Instituto Çarakura, e funcionários da Eletrosul para avaliar a área de aproximadamente 5 km² alvo da recuperação. Apesar de algumas áreas já estarem em fase de recuperação será necessário adequar as técnicas propostas pelos diversos órgãos e instituições com interesse socioambiental na recuperação do Rio Areias.

Por que o Rio Areias?
Apesar do Comitê Tijucas-Biguaçu buscar qualquer área às margens dos rios, em 14 municípios onde atua, as ações em Governador Celso Ramos ganham destaque na localidade de Areias de Baixo, no Rio Areias. O Rio Areias é alvo de uma ação civil pública pelo Ministério Público Federal (MPF) que prevê a recuperação das áreas degradadas na área da APA do Anhatomirim. O ICMbio solicitou que um projeto de educação ambiental e recuperação prática do Rio Areias pudesse ser realizada com apoio da comunidade. Diversas ações já foram realizadas com a presença da comunidade, escolas, e parceiros interessados na recuperação do Rio Areias.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177-SC