Rio Tijucas

TIJUCAS-GRANDES Destaque

01/07/2016

Atividades socioambientais e socioeducativas marcam aniversário de importante rio catarinense. Comitê Tijucas-Biguaçu faz entrega das premiações do 6º concurso de redação.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177/SC.

O Rio Tijucas que dá vida e significado ao Município de Tijucas é homenageado todos os anos, no dia 29 de junho. A data também marca o dia do pescador, em referência ao santo padroeiro desses trabalhadores do mar: São Pedro. O Rio Tijucas, muito piscoso no passado, deu amparo a muitos pescadores, pequenos produtores rurais, e serviu de estímulo à marinha mercante catarinense. Atualmente, o Rio Tijucas pode dar outra dinâmica à vida do Município de Tijucas, do Vale, e da Costa Esmeralda, como importante polo náutico. Para lembrar o dia do Rio Tijucas, a Prefeitura Municipal de Tijucas e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu realizaram evento de plantio de mudas e entrega de premiações a alunos da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 29/06, aos fundos da Biblioteca Municipal Edmundo da Luz Pinto, no Centro de Tijucas.

O evento que contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação prestigiou: a declamação de poesias sobre o Rio Tijucas; a entrega das premiações do 6º concurso de desenho promovido pelo Comitê Tijucas-Biguaçu; e o plantio de mudas nativas, ato esse realizado por alunos das escolas tijuquenses com apoio dos técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu.

A senhora Matilde dos Santos Dias declamou poesia de sua autoria, e a senhora Dulcineia de Souza recitou versos do poema do poeta gancheiro Miguel João Simão, em alusão à importância do Rio Tijucas para a região. O Comitê Rio Tijucas-Biguaçu fez a entrega de livros e duas bicicletas às alunas: Julia Samagaia, orientada pela professora Suelen Martins Diogo, do Colégio Dom Bosco, classificada em 2º lugar; e Heloisa Bassi Trainotti, orientada pela professora Gabriela Silva, do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), classificada em 1º lugar no concurso de redação. O CAU de Tijucas foi representado pelo diretor Jonas Cadorim, e o Colégio Dom Bosco pela diretora Maria das Graças Ayres Gabardo. O plantio de mudas com ipês, e outras espécies frutíferas possibilitarão, em breve espaço de tempo, a recuperação da margem afetada pela erosão, permitindo também a construção de um espaço aberto para leitura.

O Rio Tijucas é um mais importantes do Estado de Santa Catarina. Descoberto no ano de 1530, pelo navegador genovês Sebastião Caboto, este rio é citado por Arcipreste Paiva no primeiro dicionário topográfico de Santa Catarina em 1866 com o nome “Tijucas-Grandes”. Com nascentes que nascem acima dos 1000 metros, o rio corta diversas cidades do Vale do Tijucas, desaguando na Baía de Tijucas. É cogitado para abastecer a capital Florianópolis.