Rio Tijucas

67ª reunião da Comissão Consultiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu Destaque

29/06/2016

A 67ª reunião da Comissão Consultiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu, ocorreu nesta terça-feira, 28 de junho de 2016, na sede do Comitê, em Tijucas. A reunião apresentou diversos temas importantes, entre os quais: a análise da Certificação Ambiental que será concedida pelo Comitê; o III Seminário Mata Ciliar e revisão do Pacto pela restauração da Mata Ciliar; e a proposta de nova logomarca do Comitê. Foram destaques também: as premiações dos concursos de redação e desenho; as capacitações para formação de multiplicadores ambientais, que neste mês de junho abrangeram a comunidade escolar dos municípios de Rancho Queimado e Bombinhas; e a participação do Comitê no VII Seminário de Educação Ambiental do GTEA-RH8, que tratou do ano internacional das leguminosas, tema essa proposto pela FAO, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda foram abordados os projetos em andamento do Comitê; e as ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Participaram da 67ª reunião da Comissão Consultiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu: Adalto Gomes, representando a Associação de Moradores do Coroado (AMOC); Adilson Machiavelli, da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (FAMAP); Carlos Bogoni, da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc); Danuska Maria Crestani, da Vonpar Refrescos S/A; Edison Roberto Mendes Baierle, da Fundação de Amparo ao Ambiente de Bombinhas (Famab); Patrice Juliana Barzan, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); Rosilda Feltrim, da Epagri de Antônio Carlos; e William Wollinger Brenuvida, da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos.

Houve oportunidade para propor uma moção de apoio e agradecimento ao Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, pelo pagamento de serviços jurídicos que o Comitê Tijucas-Biguaçu precisou utilizar em razão da defesa no caso do processo da contratação de consultoria técnica individual para o Comitê. O Comitê Camboriú é um co-irmão do Tijucas-Biguaçu, e realiza um respeitável trabalho de pesquisa e atuação no âmbito de uma pequena, mas importantíssima bacia do Estado de Santa Catarina.