Rio Tijucas

ESCOTEIROS RECUPERAM BOSQUE COM ÁRVORES DOADAS PELO PACTO DA MATA CILIAR Destaque

21/06/2016

Em mais uma ação para sensibilização ambiental da população da bacia hidrográfica, o Pacto pela restauração da Mata Ciliar mostra que é uma importante ferramenta para unir a teoria e a prática. Neste sábado, 18/6, o Grupo Escoteiro São João Batista 098/SC realizou diversas ações no bosque municipal da cidade de São João Batista. Nem mesmo o frio intenso afastou os lobinhos que coordenados pelo diretor-presidente Jardel Corrêa realizaram ações de limpeza e plantio de ipês amarelos, no que eles chamaram de “Abrace nosso bosque”. O Grupo de Escoteiros de São João Batista 098/SC faz parte da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), com destaque nos escoteiros da Região de Santa Catarina (UEB/SC).

O evento que teve apoio do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e da Secretaria Municipal Meio Ambiente de São João Batista faz parte do 25º Muteco - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. De acordo com Jardel Corrêa, diretor-presidente do grupo de escoteiros, esse evento acontece anualmente em todo o país durante o mês de junho, e tem como motivador instigar os jovens a vivenciarem o 6º Artigo da Lei Escoteira: "O Escoteiro é bom para os animais e as plantas".

Os jovens lobinhos estão na faixa etária de seis anos e meio a 21 anos de idade, realizando diversas ações ecológicas, entre as quais:

• Abrace nosso bosque - consiste em conscientizar nossos jovens para a preservação e conservação do local, além de disseminar a consciência entre familiares e amigos.
• Instalação de 6 lixeiras ecológicas (feitas de materiais recicláveis);
• Instalação de placas de conscientização ecológica.
• Pente fino (limpeza) do bosque.
• Plantio de mudas de Ipê Amarelo.
• Confecção de brinquedos e lembranças feitos com materiais recicláveis.
• Assinatura do documento com sugestão de melhorias para o Bosque Municipal, onde se solicita ao poder público: 1) a instalação de bancos; 2) a instalação de mais postes de iluminação; 3) a instalação de placas que incentivem a consciência ecológica; 4) a roçada e manutenção regularmente; 5) a realização da manutenção das trilhas existentes, colocando pedra moída (pó de brita) em toda a extensão das trilhas; 6) a solicitação ao comandante da Polícia Militar para rondas frequentes.

O Escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, em Genebra, Suíça. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A proposta do Escotismo é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Há um incentivo para prática do trabalho em equipe e a vida ao ar livre. O jovem assume seu próprio crescimento, tornando-se exemplo de fraternidade, lealdade, e altruísmo, além de responsabilidade, respeito e disciplina. O lema do escotismo é: “Sempre alerta!”.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC)