Rio Tijucas

CAPACITAR E SENSIBILIZAR: Ações em Bombinhas/SC Destaque

19/06/2016

A equipe do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas realizou mais uma capacitação para professores neste mês de junho. A capacitação que tem por objetivo sensibilizar a população da Bacia Hidrográfica compreende o apoio da comunidade escolar como lugar que fala, e que multiplica experiências socioambientais. O curso de capacitação aconteceu nesta sexta-feira, 17/6, no auditório da Prefeitura Municipal de Bombinhas/SC.

Na pauta: a importância da água; o ciclo hidrológico; a distribuição das águas no planeta e no Brasil; os usos múltiplos e problemáticas relacionadas à água; a gestão das águas no Brasil; e a Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Houve, também, a visita técnica ao rio que recorta o centro da cidade de Bombinhas.

A carga horária do curso, com 8 horas/aula foi ministrada por Aline Luiza Tomasi, bióloga; Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura; e William Wollinger Brenuvida, jornalista – técnicos do Comitê Rio Tijucas. Duas palestras abrilhantaram o evento. A primeira contou com a apresentação do histórico do Comitê Rios Tijucas-Biguaçu, e aspectos do município de Bombinhas, ministrada por Edison Roberto Mendes Baierle, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; a segunda com a denominação “Rios urbanos: fundamentos de estrutura e função” teve a apresentação por meio da bióloga Letícia Frozza Teive. Edison e Letícia são funcionários da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab). Letícia Frozza Teive também é membro da Câmara Técnica do Comitê Rios Tijucas-Biguaçu.

A visita ao rio que recorta o centro do Município de Bobinha foi muito importante porque foi possível identificar possíveis áreas para o Pacto pela restauração da Mata Ciliar. Divididos em três grupos, os professores da rede pública municipal de ensino observaram diversos aspectos: ocupação da mata ciliar; depósito de lixo; e a turbidez da água.

Agradecimentos especiais: ao Edison Baierle, e a Letícia Teive, da Famab, aos professores presentes. Ao Caetano, da imprensa.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC)