Rio Tijucas

DIVULGADOS VENCEDORES DOS CONCURSOS DE REDAÇÃO E DESENHO Destaque

29/04/2016

Após a análise de 261 trabalhos apresentados por 40 escolas no âmbito das bacias hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, lista com vitoriosos do concurso demonstra empenho do Comitê Rio Tijucas nas causas socioambientais e socioeducativas.

Por William Wollinger Brenuvida

Foram meses na preparação, divulgação, e aplicação das redações e desenhos no âmbito da comunidade escolar da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu. Da escolha do tema ao resultado final dos concursos, a equipe técnica do Comitê Rio Tijucas visitou diversas escolas do ensino fundamental, em 14 municípios da Bacia Hidrográfica, para conversar com professores e alunos, buscando a utilização da transversalidade – um recurso muito importante e constante dos Planos Nacionais Curriculares (PCN’s). Na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, na sede do Comitê Rio Tijucas, foram conhecidos os vencedores dos concursos de redação e desenho – um dos momentos mais inquietantes para a comunidade escolar, equipe técnica do Comitê Rio Tijucas, e comissões avaliadoras.

Dados comprovam a importância dos concursos de redação e desenho

Os concursos de desenho e redação do Comitê Rio Tijucas atingiram, respectivamente, as edições 5ª e 6ª. A estimativa de público alcançada pelos concursos, segundo dados do IBGE (2012) são de 36.420 alunos, 1.919 docentes, e de 155 escolas de ensino fundamental, em 14 municípios da Bacia Hidrográfica. O município que responde por mais alunos é Biguaçu com 8.767 alunos, em 26 escolas, com 410 professores. O menor município nesses termos é Rancho Queimado, com 384 alunos, em 4 escolas, e 32 professores. Esse dado é importante porque Rancho Queimado, por exemplo, com aproximadamente 3 mil habitantes, está no Alto Vale do Rio Tijucas, é um município responsável pelas nascentes do Rio Tijucas, e tem 100% da área do município com água e esgotos tratados. Já Biguaçu, com quase 65 mil habitantes, no Litoral Catarinense, ainda busca formas para tratar o esgotamento sanitário.

Com o tema “Água e esgoto: qual é nossa responsabilidade”, o Comitê Rio Tijucas pegou carona na Campanha Ecumênica da Fraternidade 2016, que debateu, na Quaresma, o tema da água e esgoto refletindo a Terra como nossa casa e responsabilidade cada ser humano no processo de cuidados com o planeta. A equipe técnica distribuiu os editais para todas as escolas envolvidas no processo, visitou escolas e ministrou palestras, também foi realizada a divulgação nas mídias de rádio e televisão, internet e jornal impresso.

Responderam ao chamado 40 escolas de 12 municípios. Ao todo foram 261 trabalhos inscritos: 132 desenhos; e 129 redações. O resultado final, com acompanhamento de duas comissões avaliadoras, para desenho e redação, e que definiu três vencedores para cada categoria teve as seguintes listas classificatórias (listamos os 10 participantes em cada categoria, com as respectivas escolas):

DESENHO

REDAÇÃO

Os municípios que mais participaram com escolas envolvidas foram Tijucas (08), e Canelinha (05). Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Nova Trento, Porto Belo, Rancho Queimado, São João Batista, e Tijucas apresentaram trabalhos. O município de Bombinhas nunca havia permanecido entre os três colocados no concurso de redação, emplacando o terceiro lugar; já o Município de Antônio Carlos participando pela primeira vez, ganhou a segunda colocação no concurso de desenho. O destaque, novamente, foi o Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí, o CAU de Tijucas, não apenas emplacou o primeiro lugar, como também viu três de seus alunos entre as 10 redações finalistas. O Município de Tijucas, por exemplo, teve quatro alunos entre as 10 redações finalistas, uma dessas redações veio do Colégio Dom Bosco. No concurso de desenho, o destaque foi o Município de Nova Trento, com cinco alunos entre os 10 desenhos finalistas, inclusive, o primeiro lugar.

Outro dado importante é a presença marcante das alunas. No concurso de redação, entre as 10 redações finalistas, 8 são de meninas. O mesmo dado se repete no concurso de desenho, onde apenas dois meninos figuram entre os 10 desenhos finalistas. Esses dados podem ser explicados por uma razão em específico: no decorrer das palestras dos técnicos do Comitê Rio Tijucas, as alunas eram aquelas que mais anotavam os dados fornecidos nas palestras.

Os concursos de redação e desenho contaram com o apoio da Vonpar refrescos S.A.; do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tijucas (Samae); e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Os alunos que foram classificados nas três primeiras posições vão receber uma bicicleta e um certificado de participação. Os professores e a escola receberão um certificado de orientação.

O Comitê Rio Tijucas deve realizar as cerimônias de entrega dos prêmios em breve, nas cidades onde os alunos, professores e escolas vencedoras se destacaram. O próximo desafio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas é a Maratona Fotográfica 2016. A Maratona Fotográfica é um concurso de fotografias gratuito com inscrições até o dia 31 de maio de 2016, e que, publica fotografias históricas e recentes da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas. Com a certeza do dever cumprido, o Comitê Rio Tijucas sabe que apoiar as atividades socioambientais e socioeducativas pode consolidar um trabalho em proteção dos recursos hídricos em uma das regiões mais importantes do Estado de Santa Catarina. Participe você também!

(*) William Wollinger Brenuvida é jornalista (5177/SC). Assessor de Comunicação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas

DIVULGADOS VENCEDORES DOS CONCURSOS DE REDAÇÃO E DESENHO