Rio Tijucas

ÁGUA E CIDADANIA Destaque

11/11/2015

Eleições no Comitê Rio Tijucas demonstram maturidade da gestão das águas na Bacia

A 7ª Assembleia Extraordinária Eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas aconteceu, na sexta-feira, 6 de novembro, na Sala de Reuniões do Centro de Atendimento ao Turista, sito à Avenida Governador Celso Ramos, nº 1.492, Centro, Porto Belo, Santa Catarina.

Os debates promovidos foram de alto nível, com a presença de um público qualificado. Reuniram-sem pessoas de Municípios do Alto, Médio, e Baixo Vale do Tijucas, com a participação de agricultores, técnicos em diversas áreas, e representantes governamentais.

Na pauta: 1.Aprovação da Ata da 41ª Assembleia Geral Ordinária; 2.Aprovação de nova organização membro da Câmara Técnica Consultiva; 3.Eleição de novas organizações membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; 4.Eleição e Posse da Diretoria e Comissão Consultiva para o mandato 2015-2017; 5.Assuntos diversos.

Bacia aumenta em tamanho e qualidade

A partir da 41ª Assembleia Ordinária do Comitê Rio Tijucas, realizada em Angelinha/SC, este ano, o Comitê Rio Tijucas incorporou a integralidade da Bacia do Rio Biguaçu, que é composta por cursos hídricos dos municípios de Antonio Carlos e Biguaçu. Desta forma, passam a integrar como usuários de água: a empresa Vonpar S.A.; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antonio Carlos (STTR); a empresa Sul Catarinense Mineração, Artefatos de Cimento, Britagem e Construções Ltda.O Poder Público tem agora a participação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento

Regional de Itajaí (SDR); o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) que insere nesse contexto a APA do Anhatomirim em Governador Celso Ramos; e a população da bacia vislumbra a entrada da Prefeitura de Antonio Carlos; a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); o Conselho Regional de Biologia da 3ª Região RS/SC; a Fundação de Meio Ambiente de Porto Belo (Famap); a Associação de Moradores da Meia Praia (AMME) de Itapema; a Associação de Moradores do Coroado de Tijucas; a Fundação do Meio Ambiente de Biguaçu (Famabi).

A diretoria para o biênio 2015-2017 fica composta por: Adalto Gomes (presidente); Edison Roberto Mendes Baierle (vice-presidente); José Leal Silva Junior (secretário executivo). A Comissão Consultiva tem a representação de Patrice Juliana Barzan, da Casan (usuário de água); Paulo Fernandes Valadares, da Vonpar (usuário de água); Flávia Auflen Käufer, da Prefeitura de Rancho Queimado (população da bacia); Adilson Machiavelli, da Famap (população da bacia); Carlos Bogoni, da Codesc (órgão da administração pública federal e estadual); e Rosilda Feltz, da Epagri (órgão da administração pública federal e estadual).

Ao final da Assembleia Eleitoral, o grupo foi recepcionado para uma visita técnica na antiga Enseada das Garoupas, hoje chamada Enseada de Porto Belo. A Enseada recebe águas de rios importantes da bacia. Outro aspecto pertinente é o compromisso do Comitê Rio Tijucas com a limpeza de praias e margens de rios no âmbito da Bacia Hidrográfica.