Rio Tijucas

Encontro debate parceria entre Comitê Rio Tijucas e Funai na defesa da água Destaque

15/09/2015

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas é constituído por 13 municípios, e nessa área que possui grande diversidade étnica e cultural, há também a presença de terras indígenas. Na perspectiva de trazer para o debate da água a população indígena da região da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (BHRT), técnicos e diretoria do Comitê realizaram reunião na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Santa Catarina para apresentação de projetos e ideias no âmbito da BHRT.

O coordenador regional da Funai/SC João Maurício Assumpção Farias recebeu o secretário do comitê, o vereador José Leal da Silva Junior, e os técnicos Aline Tomasi, e Tiago Manenti Martins. João Maurício ouviu atentamente a explanação dos membros do comitê e garantiu presença na Assembleia Geral do Comitê Rio Tijucas, em 23 de setembro de 2015. A Funai em Santa Catarina vai apresentar projetos em execução, como por exemplo, a implantação da Piscicultura que é foi muito bem recepcionada pela população indígena, e que, possui entre suas metas o cuidado com a água.

Pode estar surgindo uma nova e importante parceria. Atualmente a região da BHRT possui sete terras indígenas, com cinco regulares e duas em estudo. O comitê da bacia do Rio Tijucas assume, desse modo, o compromisso em defesa da água, incluindo culturas diversas, saberes da terra.
Saiba mais: Terra indígenas em Santa Catarina: http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas

(*) William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC)