Rio Tijucas

IMAGEM E AÇÃO Destaque

11/08/2015

O anúncio das 12 fotografias mais bem avaliadas na 2ª maratona fotográfica do Comitê Tijucas lota importante Casa Legislativa do Vale.

(*) William Wollinger Brenuvida, jornalista

A segunda edição da maratona fotográfica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas teve casa cheia para prestigiar os vencedores das categorias fotografia recente e fotografia histórica. A premiação da maratona se deu na Câmara Municipal de Vereadores de São João Batista, nesta segunda-feira, 10 de agosto, contando com a participação de vereadores, professores e estudantes, e também da imprensa regional. A cada ano e atividade de expressão do Comitê Tijucas, resta evidente a integração dos 13 municípios que compõem esse importante fórum de debates e gerenciamento de uma das bacias hidrográficas mais importantes do Estado de Santa Catarina.

As fotografias passaram por uma comissão avaliadora com profissionais da área de fotografia e estudo da imagem. Os vencedores foram Márcia Reis Bittencourt; Cileni Regina Gonçalves da Cunha; Kézia Albino Liberato; Fabio Risso Zancanaro; Jaqueline Celestino; Anelise Nuernberg; Emerson Leal; e Valter Pacheco.

Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Adalto Gomes, o segredo do sucesso dos eventos comitê está no envolvimento equilibrado entre empresas, população e o poder público. O presidente do comitê revela que é importante sensibilizar para a importância da água. “Muita gente fala em conscientização ambiental. O termo é importante, mas nós do comitê preferimos utilizar a palavra sensibilização. A água é um bem tão importante que tem que tocar o coração das pessoas. Assim, nós trabalhamos em parceria, nós sensibilizamos”, fala Adalto Gomes.

O evento ainda contou com a presença dos vereadores Saul Reitz, Mario José Soares, e Vilmar Francisco Machado,além dos veredores Luiz Fernando Perão, Sebastião Formento Filho e Carlos Francisco da Silva, este na qualidade de presidente da Casa Legislativa. A imprensa esteve representada pelos jornalistas Juliano César, da Rádio Vale de Tijucas; e Dirlene Dalbosco, assessora de imprensa da Prefeitura Municipal de São João Batista. Também foi registrada a presença de Luiz Carlos da Silva, Diretor da escola de educação básica São João Batista.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas recebeu 71 fotografias que passaram por um critério de votação popular na rede social Facebook. As 26 fotografias mais bem votadas foram avaliadas por uma comissão formada pelos profissionais José Luiz Martins Paiva, Renato Rizzaro e Daniel Miranda. Foram escolhidas 12 fotografias que estarão no próximo calendário do Comitê Tijucas, em 2016.

(*) William Wollinger Brenuvida, é jornalista do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas sob o registro 5177/SC.