Rio Tijucas

A GERAÇÃO QUE PLANTA SUSTENTABILIDADE Destaque

11/08/2015

Com parcerias sustentáveis Município envolve alunos da rede municipal de ensino e transplanta mais de 100 árvores em importante rio da cidade.

(*) William Wollinger Brenuvida, jornalista.

Quando a professora de ciências da Escola Municipal Abel Capella, Luciara Azevedo de Mello (30), convidou os alunos do 6º ano do ensino fundamental para uma atividade de campo envolvendo o plantio de mudas de árvores, muitos desses alunos torceram o nariz. Adolescentes da chamada geração z (nascidos após o ano de 1995) geralmente são individualistas, vivendo uma aparente realidade, conectados em espaços virtuais por meio de celulares e computadores. Ocorre que essa mesma geração z possui uma curiosa atração por temas que são recorrentes no mundo virtual: a preocupação com a responsabilidade social, com o meio ambiente e a sustentabilidade. Foi nessa aposta que a professora Luciara Azevedo acreditou, e o que ela presenciou às margens do Rio Areias, no bairro de Areias de Baixo, em Governador Celso Ramos, neste 11 de agosto de 2015, certamente vai inspirar novas ações em prol ao meio ambiente envolvendo alunos dos Municípios do Vale do Rio Tijucas, e da Costa Esmeralda.

Pacto pela água e sustentabilidade

O desafio proposto foi recuperar a mata ciliar do Rio Areias, em Areias de Baixo, um bairro afastado, pelo menos, 15 quilômetros do centro de Governador Celso Ramos/SC. Após uma ação do Ministério Público Federal que solicitava a imediata recuperação do Rio Areias, a prefeitura municipal de Governador Celso Ramos, a partir de um projeto chefiado pelo gestor ambiental Manoel Laurentino Bento, buscou parcerias com diversos órgãos, entre os quais o Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, e o Instituto Çarakura, a empresa Sul Catarinense, além de escolas municipais, voluntários e entusiastas de temas que envolvem a sustentabilidade.

De acordo com o coordenador Manoel Bento, uma das metas do projeto de recuperação do rio é auxiliar o cadastro de mata ciliar do Comitê Tijucas. “Nós soubemos do cadastramento de proprietários para recuperação da mata ciliar do Comitê Tijucas. Entramos em contato e somamos esforços para revitalizar o Rio Areias.”, afirma Manoel Bento que agradece os demais parceiros.

Escolas municipais e a sensibilização

Se na primeira iniciativa do projeto para revitalização do Rio Areias eram os alunos da escola Elvira Sardá da Silva, do próprio bairro, plantaram as primeiras 50 mudas de árvores nativas, neste novo encontro foram os alunos da escola Abel Capella, do bairro de Canto dos Ganchos que contribuíram para o plantio de mais outras 50 mudas.

A professora Luciara Azevedo menciona que após o estudo do terreno feito pelos parceiros do projeto, os alunos foram convidados à ação para serem solidários com a sustentabilidade. “São realizadas atividades envolvendo o meio ambiente em sala de aula, mas trazer esses adolescentes para uma sensibilização ao ar livre, às margens de um rio, tem um significado diferente para eles. Muitos não queriam vir, mas depois não queriam é sair da atividade.”, fala a professora.

Questionada sobre a participação de um aluno com síndrome de Down no plantio das mudas, a professora avalia que trazer um aluno down é importante porque faz parte da interação com a natureza. “Houve a autorização da direção da escola que enxerga na socialização uma importante ferramenta para inclusão social. Trouxemos o Giliard (aluno especial) acompanhado da professora Aline Nicácio, e ele gostou muito da atividade.”, afirma a professora Luciara Azevedo.

Presente ao plantio das mudas, a pedagoga Andreia de Oliveira, tesoureira do Instituto Çarakura, fez durante o evento um importante papel aglutinador com os adolescentes. Andreia foi responsável por transmitir uma mensagem de esperança e solidariedade ambiental, muito embora não tenha deixado de plantar diversas árvores.

Cadastrar, plantar, recuperar e sensibilizar

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas ou apenas Comitê Rio Tijucas se propôs a recuperar 50 quilômetros quadrados de áreas degradadas em margens de rios em Municípios do Vale do Tijucas e da Costa Esmeralda até o ano de 2016. O engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins fala que em 2011 a meta dos 50 quilômetros quadrados foi estipulada pelo Comitê Tijucas e desde então os técnicos e voluntários tem se esmerado para cumprir o objetivo. “Aqui em Governador Celso Ramos, o comitê cadastrou as propriedades da família Menegaz de Andrade, como também dos senhores Orivaldo Alexandre Severino (Váva), e Osmar José de Souza. Há outros interessados neste município e temos proprietários de terras nos outros 12 municípios onde o comitê atua”, menciona o engenheiro Tiago Manenti, que faz parte da equipe do Comitê Tijucas.

(*) William Wollinger Brenuvida, é jornalista do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, sob o registro 5177/SC.

Para saber mais:

Instituto Çarakura: http://www.institutocarakura.org.br/