Rio Tijucas

Audiência Pública discute ampliação do sistema de abastecimento público de água em Bombinhas Destaque

30/07/2015

Obras em barragem e estação de tratamento de água foram os temas do encontro

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) participou na última sexta feira (24/07) de uma Audiência Pública organizada pela Prefeitura Municipal de Bombinhas para discutir a ampliação do sistema de abastecimento pública de água no município de Bombinhas. Cerca de 400 pessoas participaram do encontro, onde a administração local e a empresa responsável pelas obras apresentaram os detalhes do Projeto que pretende ampliar a barragem da Costeira de Zimbros, na praia do Cardoso, e a estação de tratamento de água, triplicando a capacidade de abastecimento de água para as comunidades de Zimbros, Mariscal, Morrinhos, Sertãozinho e Canto Grande. Para as obras, será necessário o uso de uma trilha em uma área de preservação ambiental na região.

A Presidente da Câmara de Vereadores de Bombinhas, Lourdes Matias, ressaltou que “aquele caminho já existe há muitos anos, passando por ali carros de boi, jipes e trilheiros. Sabemos que é um assunto delicado por se tratar de uma área de preservação ambiental, mas o assunto em questão é de interesse da comunidade, a falta de água prejudica todos os moradores e visitantes da cidade, precisamos unidos achar uma solução. É necessário que após a realização da obra, haja fiscalização para não permitir a ocupação indevida às margens do local", lembrou ainda a Presidente.

Para a Prefeita Municipal Ana Paula da Silva, o “Projeto e as obras orçados em 1,2 milhões de reais estão de acordo com a legislação vigente e o Poder Executivo Municipal busca agilidade para a conclusão dos mesmos antes da chegada da temporada de verão 2015/2016”.

O Presidente do CBHRT, Adalto Gomes, participou do encontro e relatou que Bombinhas ainda não tem a outorga pra utilização da água, nem da atual estação de tratamento de água na comunidade de Zimbros, nem para ampliação da mesma e da barragem. “O município não tem outorga, é o Estado que emite, mas quem aprova é o Comitê. Vamos discutir. Sabemos da importância e qualidade dessa água aqui de Zimbros. Acreditamos que num curto prazo pode resolver o problema da comunidade”, relatou o Presidente.

Em contrapartida, Adalto Gomes explicou que o CBHRT está numa discussão grande, pois a Bacia do Perequê não tem mais capacidade pra abastecer a região e que atualmente ela é responsável por pelo menos 80% da água de Bombinhas. “Num futuro próximo, vamos ter que captar água na Bacia do Rio Tijucas. É a única salvação de abastecimento num médio prazo pra Costa Esmeralda e Norte da Ilha”, decretou o Presidente.

Fontes primárias: