Rio Tijucas

Rio Tijucas como provável manancial para o Abastecimento Público dos municípios da Costa Esmeralda Destaque

23/06/2015

Marcando as comemorações do Dia do Rio Tijucas, acontece na próxima segunda feira, 29, na Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas, apresentação do Projeto da CASAN para exploração dos recursos hídricos locais

Na próxima segunda feira (29/06) é comemorado o “Dia do Rio Tijucas”, instituído pelo Decreto Municipal de Tijucas nº 1957/2005. Na pauta das comemorações promovidas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) e pela Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas, será realizada a Apresentação Pública do Projeto da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) de “Captação e adução de água bruta do Rio Tijucas para abastecimento público de Porto Belo e Bombinhas”. O evento acontece a partir das 19h30min, na Câmara Municipal de Vereadores de Tijucas e á aberto a toda comunidade.

“Os municípios da Costa Esmeralda (Porto Belo, Bombinhas e Itapema) têm sofrido com a escassez hídrica em todas temporadas de veraneio e este conflito está sendo gerenciado pelo CBHRT. A CASAN possui um projeto para captação de água do Rio Tijucas que buscará atender a atual demanda hídrica da região litorânea e a crise no sistema da Bacia Hidrográfica do Rio Perequê. Por isso queremos conhecê-lo e debatê-lo junto com a comunidade”, afirmou Adalto Gomes, presidente do CBHRT.

Além da Apresentação Pública do Projeto da CASAN, serão promovidas pelo CBHRT em parceria com a Prefeitura Municipal de Tijucas outras atividades em alusão às comemorações do Dia Municipal do Rio Tijucas. Palestras ambientais educativas, entrega da premiação aos vencedores do 5º Concurso de Redação e divulgação das fotos vencedoras da 2ª Maratona Fotográfica são algumas das atividades que acontecem durante todo o próximo dia 29/06.