Rio Tijucas

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas sedia reunião sobre abastecimento de água na Costa Esmeralda Destaque

19/12/2014

Órgãos responsáveis apresentaram ações para combater a falta de água na temporada

Em uma nova oportunidade, na sexta feira do dia 12 de dezembro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) sediou um encontro da Comissão Intermunicipal de Abastecimento Público de Água da Costa Esmeralda com representantes da CONASA/Águas de Itapema, entidade responsável pelo abastecimento na cidade de Itapema e CASAN, responsável por Porto Belo e Bombinhas. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS) também foi convidada, mas por imprevistos não pode se fazer presente.

Na reunião, representantes dos dois órgãos colocaram à disposição do CBHRT e do público em geral, suas respectivas ações para sanar o problema de falta de água que pode mais uma vez atingir a população da Costa Esmeralda na temporada de verão, quando um maior número de consumidores se apresenta nas cidades litorâneas que abastecem.

A CONASA apresentou documentos e licenças referentes às condicionantes da outorga que autoriza todas as ações, segundo o próprio representante da CONASA. O grande destaque da entidade, novamente foi o projeto da barragem, onde existirá um monitoramento da vazão, e consequentemente, com estes dados, um relatório mensal que será enviado para a SDS.

A CASAN relatou que fará a medição manual da vazão em 3 pontos, através de uma régua, e também enviará o respectivo relatório aos órgãos competentes. Em geral a CASAN disse estar cumprindo com todas as exigências da SDS, ainda que as obras de ampliação da capacidade de reservação de água bruta da companhia tenham terminado apenas na última semana. Outro ponto colocado na reunião pelo representante da Prefeitura de Porto Belo, foi a contratação de um estudo para definir as características morfométricas e hidrográficas da bacia do Rio Perequê. Uma outra sugestão da CASAN foi a reunião entre as lideranças das entidades, para acordar mais profundamente estas e outras situações.

Em geral todos os locais de capação de água estão com baixa vazão, e um dos impactantes apontados foram os rizicultores, que realizam desvios dos cursos d’água, o que acaba prejudicando ainda mais a captação. Uma reunião já foi agendada entre os rizicultores de Itapema e Porto Belo e Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) na tentativa de resolver a situação.

A CASAN ainda disse que desde o início de dezembro investe em campanhas de conscientização da preservação da água e ofereceu auxílio para a recuperação da mata ciliar da região, no Rio Perequê e nos seus fluentes e, e apontou ainda que está atualizando seus estudos para a captação no Rio Tijucas.

Outros encaminhamentos foram também apresentados, como uma reunião entre pessoas e instituições competentes para tratar da recuperação da mata ciliar, encontro para tratar de assuntos pertinentes à captação de água para abastecimento da Costa Esmeralda no Rio Tijucas, e também encontro com os rizicultores.