Rio Tijucas

DESAFIO LÍQUIDO: Para superar a crise mundial da água, o Município de Governador Celso Ramos discute a instalação de hidrômetros. Destaque

19/12/2014

(*) William Wollinger Brenuvida

Com o tema: “Vamos evoluir? O futuro da água depende de você”, o Samae, sigla para Serviço Autônomo Municipal de Água Esgoto, autarquia da Prefeitura do Município de Governador Celso Ramos, realizou na última terça-feira, dia 16/12, uma audiência pública para debater dois temas importantes: a desinfecção e hidrometração do sistema de abastecimento de água.

O evento que ocorreu no Auditório do Hotel Águas de Palmas, na localidade de Palmas, em Governador Celso Ramos, reuniu secretários municipais, vereadores e pessoas ligadas às associações comunitárias. O Samae fez breve apresentação das obras para captação, reservação e distribuição de água no período 2013-2014, interagindo com perguntas ao término das palestras.

O desafio é a conscientização

A presença do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT) trouxe ao evento informações sobre os projetos do governo do Estado de Santa Catarina para captação de água nos Rios Tijucas, Biguaçu e Inferninho – o Inferninho faz parte da Bacia Hidrográfica de Governador Celso Ramos.

Uma das palestras, ministrada por Adir Faccio e Ricardo Martins da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, a Aris, explicou aos presentes o significado da palavra hidrometração e suas implicações. A hidrometração que é a instalação de hidrômetros, aqueles aparelhos que medem a água e são chamados de “relógios” por boa parte da população, de acordo com o Samae e Aris, trará mais justiça e equilíbrio na cobrança, além de qualidade da água distribuída.

Diretor do Samae, Alcides Pereira, disse que o hidrômetro é a garantia de água de qualidade na torneira da população e economia no bolso do contribuinte. “Hoje a população paga uma taxa pela água, mas isso não significa que está recebendo a quantidade de água correta. O hidrômetro é a certeza que haverá menos perda de água e vamos poder investir em água tratada”, afirma Alcides Pereira.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (CBHRT), Adalto Gomes, agradeceu a prefeitura, a câmara de vereadores e o Samae pela iniciativa da audiência. Para Adalto, ouvir a população é o primeiro passo para resolver o problema da falta da água na região. “O comitê está presente em 13 municípios da bacia, entre eles Governador Celso Ramos, e cuidar da água garante cidadania, saúde e respeito à população. Hoje vemos a crise da água em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas esquecemos que os municípios da nossa região estão crescendo e já sofrem com a falta da água, principalmente no verão quando a população cresce muito”, disse Adalto que vai buscar apoio junto ao prefeito e vereadores para um projeto de recuperação da mata ciliar de rios importantes de Governador Celso Ramos.

A audiência pública foi divulgada por som volante, instalação de cartazes e faixas, além da entrega de dez mil panfletos nas residências. As autoridades municipais do Executivo, Legislativo, além de técnicos foram avisadas mediante convites. Em 2015, o projeto da Secretaria Municipal de Pesca, Agricultura e Maricultura que visa recuperar a mata ciliar de rios do Município, vai ser ampliado. A água é um bem finito, indispensável à vida e depende da conscientização de todos.

(*) Jornalista.