Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Seminário mobiliza os municípios da Costa Esmeralda em busca de soluções para a escassez da água

08/07/2014
Os problemas enfrentados pela falta de água nos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas levaram o Comitê Tijucas a liderar ações em busca de soluções. Com a conclusão do estudo “Aumento da Adução de Água Bruta para o Abastecimento Público dos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas”, realizado pela empresa MPB Engenharia, o Comitê partiu para a mobilização das autoridades, sociedade civil organizada e população como um todo dos municípios envolvidos.

Na última quinta-feira, dia 03, um seminário intitulado “Soluções para Água na Costa Esmeralda” foi realizado na Câmara de Vereadores de Itapema. Com a presença da diretoria do Comitê, entre eles o presidente, Adalto Gomes, o vice- presidente, Edison Baierle, e o secretário executivo, José Leal Silva Júnior, o evento contou com a participação do prefeito de Porto Belo, Evaldo José Guerreiro Filho, da presidente da Câmara de Vereadores de Bombinhas, Maria Julia Emílio, da presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Nilza Simas, de vereadores dos municípios envolvidos e representantes da sociedade civil organizada.
A abertura do evento se deu com a fala do presidente do Comitê Tijucas, além de dar as boas vindas aos presentes, Adalto ressaltou a importância do evento e também destacou o envolvimento das autoridades, que é essencial neste trabalho. A programação iniciou com as recomendações do estudo, apresentada pelo vice- residente do Comitê. “A crise da falta de água está tomando proporções gigantescas em todas as regiões. Itapema, Porto Belo e Bombinhas têm um crescimento muito rápido num curto espaço de tempo, que é na temporada de verão. O estudo apontou que o Rio Perequê não dá conta da demanda e como algumas sugestões destacou o aumento da reservação da água bruta e a captação no Rio Tijucas”, disse Edison.
Em seguida Fábio Carvalho Martins, da Gerência de Outorga e Controle dos Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS fez o uso da palavra para falar sobre o tema. Ele apresentou o volume de água consumido pelos três municípios e informou que portarias de outorga para o uso da água por parte das concessionárias de água destes municípios serão publicadas destacando o aumento da vazão no período de dezembro a março.
Para finalizar as apresentações, o engenheiro Cesar Rodolfo Seibt, da Diretoria de Recursos Hídricos da SDS proferiu a palestra “O Papel dos Municípios na Gestão de Recursos Hídricos”. “Temos que pensar em planejamento, melhorar a gestão para amenizar os impactos, temos um grande desafio”, salientou ele. “O Poder Público Municipal é o principal mediador no processo de ordenamento e controle dos usos de recursos ambientais”, enfatizou César.
Com o encerramento das falas, deu-se início ao debate mediado pelo presidente do Comitê com a participação das autoridades, entre eles o engenheiro ambiental da FAMAB, Elton Gonçalves, a presidente da Câmara de Bombinhas, o presidente da FAACI, Leonardo Nunes, o prefeito de Porto Belo e os palestrantes do evento.
Houve o consenso entre todos da necessidade das seguintes medidas em curto prazo, como ao aumento da reservação de água, campanha de conscientização da população para o uso racional da água e concepção do projeto executivo de captação de água do Rio Tijucas para busca de fontes de financiamento para as obras. Em médio prazo é a execução das obras de captação de água do Rio Tijucas.