Rio Tubarão e Complexo Lagunar

CURSO HIDROLOGIA

08/03/2007
Desencadear um processo de reflexão e debate sobre os desastres naturais. É extremamente difícil evitar que um desastre natural aconteça. Entretanto, é possível reduzi-lo. O curso foi ministrado pelo Professor da Universidade Federal de Santa Catarina Dr. Massato Kobiyama, realizado na UNISUL na cidade de tubarão e teve um total de 60 participantes.
Cada vez mais o estado de Santa Catarina vem sofrendo com desastres naturais, especialmente hidrológicos (inundação, deslizamento, estiagem, ressaca, etc.) Para prevenir tais desastres é fundamental para as comunidades entender e aplicar a hidrologia no gerenciamento destes eventos adversos.
De modo geral, os desastres naturais são determinados a partir da relação entre o homem e a natureza. Esses desastres vêm aumentando ao longo da história. Isso acontece pelo mau planejamento e utilização das bacias hidrográficas, principalmente pelo desmatamento e crescimento desordenado das cidades. Para diminuir a vulnerabilidade e ter uma vida segura, deve ser realizada a prevenção e a mitigação dos desastres naturais.
Atualmente o que é possível de se realizar é a mitigação, ou seja, a redução máxima possível dos danos e prejuízos causados pelos desastres naturais. Isso porque o homem ainda não adquiriu conhecimentos suficientes para controlar e dominar os fenômenos naturais.
Desta forma, é necessário se realizar medidas preventivas, não só para reduzir os prejuízos materiais, mas principalmente para evitar a ocorrência de vítimas fatais. Sendo assim, este curso representa uma das medidas não estruturais em direção à prevenção de desastres naturais.