Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Prosul executará o projeto ambiental do Desassoreamento do Rio Tubarão

04/12/2013
A empresa vencedora foi conhecida nesta terça-feira, na capital.
A Prosul, empresa executora do projeto executivo do desassoreamento do Rio Tubarão, também será a responsável pela parte ambiental do projeto. As propostas foram entregues na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, em Florianópolis, na tarde desta terça-feira. O valor destinado às obras não foi divulgado, ainda. “É uma vitória do Comitê da Bacia do Rio Tubarão. Sem o projeto ambiental não seria possível conseguir as licenças para a execução da obra”, afirma o gerente regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Claudemir da Rosa. Agora, é aguardado o fim da análise técnica para definir o prazo da ordem de serviço. Uma comissão de representantes de Tubarão foi criada para acompanhar o cronograma do projeto da calha do rio, que seria entregue ainda neste mês, mas teve o prazo estendido até janeiro. Com a finalização do projeto executivo e o andamento do projeto ambiental, ambos realizados pela empresa Prosul, já será possível viabilizar os recursos para as obras. “Alguns obstáculos burocráticos precisam ser superados, sempre. Cobramos uma rápida execução dos trabalhos”, salienta Claudemir. O edital da Defesa Civil estadual para a realização da parte ambiental do projeto foi lançado há cerca de um mês. A expectativa é que até o começo do próximo ano, possa ser entregue. O único empecilho que possa ocorrer é a parte ambiental apresentar inconformidades e o projeto executivo precisar ser adaptado. O prazo para o início das obras é o fim de 2014 ou início de 2015.