Rio Timbó

Reunião Eixo Recursos Hídricos do Programa Planorte Água e solo

03/09/2019

Na tarde do dia 3 de setembro de 2019 o Eixo Recursos Hídricos do Programa Uso Racional da Água e Solo no Planalto Norte Catarinense esteve reunido no Centro de Treinamento da Epagri Canoinhas, SC. Inicialmente foi realizada uma explanação sobre o que é o Programa, as ações do mesmo e como está o andamento das discussões sobre o Encontro Anual. O evento acontecerá no dia 2 de outubro, no Centro de Treinamento da Epagri Canoinhas. O mesmo contará com duas palestras, uma sobre Recuperação de Áreas Degradadas (APREMAVI) e a outra sobre o Trabalho em Redes desenvolvido pelo Boticário.
Uma das novidades do evento desse ano é a apresentação de 3 (três) experiências que vem sendo desenvolvidas dentro de cada eixo temático. Nesse sentido, o Eixo de Recursos Hídricos elencou algumas possíveis apresentações que deverão ser discutidas e definidas dentro do Grupo.
Temos a confirmação da Apresentação do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto da Casan, Canoinhas (Cleber). As demais sugestões são:

- PSA Rio Vermelho - Samae SBS
- Ações de prevenção a eventos críticos (escassez hídrica ou cheia – Prático) Defesa Civil Regional Canoinhas
- Prevenção das cheias em Rio Negrinho – Núcleo de Prevenção das Cheias (ACIRNE)
- Proteção das nascentes em Porto União – (EPAGRI/Prefeitura)
- PCH Timbó.

Dentre esses devemos definir mais 2. Caso hajam outras sugestões serão bem vindas.

Fernanda Maria Haiduk
Comitê Rio Canoinhas