Rio Itapocu e Bacias Contíguas

Grupo de trabalho de Educação Ambiental reunido em Joinville Destaque

23/03/2017

O Grupo de trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica das rios Itapocu e Bacias Hidrográficas do Rio Cubatão e Cachoeira (GTEA-RH 06), reuniu-se na terça-feira (14/03), no Auditório CCJ no Campus Bom Retiro da Univille – Joinville. Rpresentantes das cidades de Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba e Schroeder que integram o GTEA-RH 06 analisaram e propuseram ações e processos participativos na construção e acompanhamento de políticas e programas de Educação Ambiental.
O GTEA da Região Hidrográfica RH-06 que é um órgão colegiado consultivo é composto de instituições do poder público, instituições de ensino e organizações não governamentais, com atuação nas Bacias Hidrográficas dos Rios Itapocu e Bacias Hidrográficas do Rio Cubatão e Cachoeira.
Durante o encontro ficaram definidas as novas datas e locais para as reuniões. No dia 16 de Maio será na Rota das Cachoeiras em Corupá e dia 12 de Julho, no Portal Histórico em São Francisco do Sul.
Na reunião, dois grupos de trabalhos específicos foram formados. Um com o objetivo de levantar e mapear as ações de educação ambiental no âmbito da Região Hidrográfica que é formada por 13 municípios. Também irá verificar a efetividade das políticas públicas municipais de Meio Ambiente e de Educação Ambiental.
Já outro grupo ficou responsável por organizar a identidade visual e de comunicação do GTEA-RH-06, tais como criação de logotipo, e-mail oficial, site, rede social, interação com outros grupos das regiões hidrográficas 01 a 10 e também formas de divulgar o grupo RH-06.
Após o encontro do GTEA, aconteceu a socialização das atividades do Programa Babitonga Ativa (Univille), projeto que facilita a integração da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada dos seis municípios do entorno da Baía Babitonga em um grupo de diálogo e tomadas de decisão. O projeto também visa construir coletivamente o Plano de Gestão do Ecossistema Babitonga, a fim de contribuir para a governabilidade costeira e marinha da região. Ao final do encontro, uma visita ao Jardim Botânico da Univille com percurso de trilha interpretativa monitorada foi realizada.