Rio Itajaí

Câmara Técnica finaliza revisão do projeto sobre Esgotamento Sanitário Individual Destaque

22/04/2024

No dia 11 de abril, foi realizada a reunião da Câmara Técnica do Comitê do Itajaí. O grupo finalizou a revisão do projeto elaborado pelo Instituto Água Conecta, denominado “Diretrizes para implementação de sistemas individuais de tratamento de esgoto em zonas rurais”. As sugestões sobre o projeto foram enviadas à Entidade Executiva, para complemento e ajustes do material.

Este estudo aborda caminhos possíveis para ampliação no tratamento de esgoto nas zonas rurais, assim como núcleos populacionais com baixo adensamento populacional, com apresentação de modelos e soluções específicas, bem como propostas de educação ambiental para conscientização dos usuários dos sistemas.

O projeto faz parte das ações previstas pelo Programa de Tratamento de Esgotos, do Plano de Recursos Hídricos e do Subprograma de Melhorias no Saneamento Básico, assim como do Programa de Efetivação do Enquadramento. Com as informações disponíveis no material, os gestores poderão definir ações de forma estratégica, entendendo melhor o papel dos municípios na manutenção dos sistemas individuais.

Acompanhe as publicações do Comitê do Itajaí e saiba mais sobre os próximos passos do projeto.