Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Semana da Água: Comitê Antas e Peperi-guaçu destaca importância do PRH Destaque

01/03/2024

O Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu segue definindo os preparativos para a próxima edição da Semana da Água, que acontecerá em março. Considerado o Parlamento das Águas, o órgão é de suma importância na difusão de ideias, projetos e ações capazes de fazer a diferença em prol da preservação dos recursos hídricos nos 35 municípios abrangidos.

Conforme o Presidente, Anderson Rhoden, a amplitude da presença do Comitê reforça seu papel educativo frente a constantes avanços e necessidades. “O Comitê está presente nas redes sociais, escolas, sociedade civil, órgãos públicos e usuários de água interagindo e levando informações para que todos tenham conhecimento, voz e vez para a melhor tomada de decisão quanto a gestão das águas na bacia”, pontua.

Diante do protagonismo do órgão para um futuro marcado pela consciência ambiental, o Presidente ressalta o Plano de Recursos Hídricos (PRH), documento formativo e educativo a respeito da região de abrangência, seus fatores e desafios. “Pode ser usado por todos para que conheçam a realidade das águas e o que pode e deve ser feito para termos água em quantidade e qualidade para atender a demanda da população”, explica.

Para este ano, a expectativa é que municípios da Bacia tragam à tona na Semana da Água diversas pautas relevantes através de ações pensadas coletivamente, buscando informar o público sobre temas como consumo, efluentes e qualidade da água. “Os municípios centralizam as ações num local que pode ser uma praça ou rua coberta onde se tem tendas e barracas organizadas por entidades como o Comitê da Bacia, Prefeitura Municipal, Casan, Polícia Ambiental, ONGs, Empresas, Cooperativas e Sociedade Civil Organizada, que trazem informações sobre as águas, cuidados, preservação, uso correto e o que a legislação traz para que assim, em conjunto, seja possível sensibilizar, conscientizar, capacitar e tornar as pessoas atores participativos nas decisões e caminhos que se que com relação aos recursos hídricos”, destaca, mencionando que os eventos em cada município estão em fase de planejamento.