Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Aconteceu a segunda reunião sobre o Plano de Recursos Hídricos da RH01 Destaque

24/06/2016

Na última sexta-feira (24), aconteceu no salão paroquial na cidade de Palmitos, a segunda reunião polo que teve como objetivo tratar dos assuntos: o que é um Comitê de Bacias, Plano de Recursos Hídricos da RH 01 e Cadastro de Usuários de Água. O evento realizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas e pela Coordenação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica 01, teve grande participação da sociedade em geral, representantes da ADR-Palmitos e lideranças de vários segmentos, dentre eles, o Prefeito Municipal, Norberto Gonzatti, Vereadores, Secretários, Epagri, Bombeiros, Agrônomos, Produtores Rurais e a Imprensa local.

Engenheiro Ambiental e Técnico do Comitê Antas, Mateus Borges Tengaten. Fonte: Comitê Antas.

O Engº Ambiental e Técnico do Comitê Antas, Mateus Borges Tengaten, apresentou o que é um Comitê de Bacias, sua composição e função diante dos atores que compõem a bacia hidrográfica 01. Anderson Rhoden, Coordenador do Plano de Recursos Hídricos falou da importância do Plano de Bacia como ferramenta de gestão e das etapas do plano. Por fim, Mateus Borges Tengaten retornou para falar sobre a importância do Cadastro de Usuários de Água, quem deve se cadastrar, qual o objetivo do cadastro e deixou claro que os usuários que utilizam menos de 24m³ de água/dia, serão considerados insignificantes, não precisando da outorga, apenas do cadastramento da propriedade. Além disso, Tengaten explanou sobre a campanha de cadastramento de usuários que está acontecendo neste momento em nossa região e completou informando que para se cadastrar, o usuário de água deve acessar o site aguas.sc.gov.br/cadastro.

Coordenador do Plano de Recursos Hídricos, Anderson Rhoden. Fonte: Comitê Antas.

As próximas reuniões nas cidades-polo acontecerão nos municípios de: Guarujá do Sul (27/06 as 14h), Maravilha (29/06 as 14h), São Miguel do Oeste (30/06 as 09h) e Palma Sola (30/06 as 14h).