Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Lançada campanha para cadastro de usuários de recursos hídricos Destaque

13/06/2016
Na foto: Técnico do Comitê Antas, Mateus Tengaten, o Coordenador do Plano de Recursos Hídricos, Anderson Rhoden e Presidente do Comitê Antas, Giovani Teixeira. Na foto: Técnico do Comitê Antas, Mateus Tengaten, o Coordenador do Plano de Recursos Hídricos, Anderson Rhoden e Presidente do Comitê Antas, Giovani Teixeira.

Foi lançada nesta segunda-feira (13), durante café da manhã com a imprensa, a campanha para cadastro dos usuários de recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio das Antas e bacias contíguas. O evento aconteceu na sede do Comitê de Gerenciamento da Bacia. O cadastro deve ser feito através do site www.aguas.sc.gov.br/cadastro. Quem tiver dificuldade para efetuá-lo, pode buscar o auxílio dos sindicatos de trabalhadores rurais.

O lançamento da campanha foi coordenado pelo presidente do Comitê, Giovani Teixeira; pelo profissional, Mateus Tengaten; e pelo coordenador no Plano, Anderson Rhoden. Eles explicam quem deve fazer o cadastro. “Ele é voltado a todos os usuários de água, exceto aqueles que utilizam apenas os serviços da Casan ou outra concessionária, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que façam uso de recursos hídricos em quaisquer atividades, empreendimentos ou intervenções que alterem o regime hídrico, a quantidade ou a qualidade dos corpos de água”.

O objetivo do cadastro é ampliar e atualizar o conhecimento da situação dos usos múltiplos das águas a partir da identificação de como, onde e para quê as utilizam. Com este conhecimento, será possível planejar os usos, evitando desperdício desse recurso e visando à preservação das águas.

ETAPAS

O cadastro é totalmente gratuito. Ele é a segunda das cinco etapas estabelecidas pela equipe que está trabalhando na elaboração do Plano de Recursos Hídricos. A primeira foi a divulgação do Plano, tanto através da imprensa quanto no contato com autoridades e representantes de entidades com potencial para disseminação das informações necessárias para facilitar o desenvolvimento desta segunda fase.

O próximo passo é realizar um diagnóstico dos recursos hídricos, com dados reais de tudo o que envolve a utilização das águas na área abrangida pelo estudo, de forma quantitativa e qualitativa.

Depois, será feito um prognóstico para curto, médio e longo prazo, criando cenários de como estarão os recursos hídricos se não houver mudanças na sua metodologia de utilização, e o que pode ser feito para otimizar a gestão destes recursos.

Por fim, será emitido um documento, que deverá ser apresentado aos órgãos públicos e à população, e que servirá como “ferramenta de gestão” dos recursos hídricos da região, seja na emissão de licenças ou de ações que indiquem a forma adequada de utilização das águas.

A elaboração do Plano está orçada em R$ 1,5 milhão, proveniente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, através do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Uma equipe composta por 14 profissionais de áreas distintas trabalha na sua elaboração, e o prazo para entrega do documento final é agosto de 2017.

REUNIÕES DE APRESENTAÇÃO

A Bacia que está sob estudo abrange uma área de 35 municípios. Estão marcadas, ainda, seis reuniões com a finalidade de apresentar o Plano de Recursos Hídricos. Confira as datas e locais, e participe:

- 21/06/2016 – 09h - Itapiranga (Câmara de Vereadores);

- 24/06/2016 – 14h – Palmitos (Auditório da Prefeitura);

- 27/06/2016 – 14h – Guarujá do Sul (Centro de Convivência de Idosos);

- 29/06/2016 – 14h – Maravilha (Auditório da ADR);

- 30/06/2016 – 9h – São Miguel do Oeste (Auditório da Prefeitura);

- 30/06/2016 – 14h – Palma Sola (Centro de Eventos Jacob Zandoná).

Fonte: JORNAL REGIONAL