Rio Canoas

2ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Hidrológicos Críticos Destaque

18/05/2020

A segunda reunião da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Hidrológicos Críticos (CTGEHC) do Comitê Canoas-Pelotas foi realizada na última sexta-feira (15). O início da reunião foi marcado pelo relato de todos os membros sobre os encaminhamentos originados a partir da primeira reunião.

Sobre a busca de informações junto do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA e Policia Militar Ambiental para tratar dos enfrentamentos decorrentes da escassez hídrica, foi que o coordenador da CTGEHC, professor Silvio Luiz Rafaeli Neto (Udesc), relatou que esteve em contato com o departamento de recursos hídricos do IMA e que os mesmos informaram que não receberam demandas decorrentes de conflitos e/ou ocorrências originados da escassez hídrica. Da parte da Policia Militar Ambiental de Lages, destacou que o Capitão Marafon colocou o Batalhão à disposição para apoiar nas informações que possam auxiliar o andamento dos trabalhos desta Câmara Técnica.

João Maria Teles (Alcat), fez um breve relato sobre a visita técnica no Alagado Ubatan, município de Santa Cecília, que ocorreu no dia 12 de maio de 2020, junto dos integrantes da CTGEHC e membros do Comitê Anderson Rocha Lourenço (Epagri), Altherre Branco Rosa (Águas do Planalto), José Heitor Maciel (Casan), João Maria Teles de Souza (Alcat), Rafael Guedes Spindler (Águas do Planalto), juntamente com a Sra. Caroline Masso (chefe da CASAN), e o Sr. Valdemar Lorega Duarte Filho (Coordenador da Defesa Civil na Região), buscando registrar a situação e a gravidade da estiagem. Diante a situação evidenciada, foi sugerido a realização de estudos técnicos no sentido de orientar o colegiado e demais órgãos constituídos nas tomadas de decisões referente situação. O grupo observou com muita preocupação a situação do nível de água do Alagado Ubatan, com riscos eminentes de colapso no abastecimento. Foi observado a necessidade de levantamento de estudo da área de engenharia, buscado apontar para a solução de manutenção e reparos no barramento do Alagado que contem problemas estruturais.

Durante a discussão sobre a Medição das Vazões em Pontos Estratégicos da Bacia Hidrográfica, foi informado por Bruno Brehm (Baesa), que todos os tributários dos rios Canoas e Pelotas são monitorados e as informações estão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas http://www.snirh.gov.br/hidrotelemetria/Mapa.aspx, são dados que o setor elétrico utiliza, desta forma a CTGEHC poderá acessá-los para fazer uma análise, uma extrapolação e um registro para futuros planejamentos.

Em seguida, João Maria Teles (Alcat), realizou um convite para a Videoconferência do Fórum Permanente de Preservação da Rio Uruguai e Aquífero Guarani, no dia 22 de maio das 14h ás 15h15, onde o professor Silvio Luiz Rafaeli Neto (Udesc) irá contribuir com informações acerca da bacia do rio Canoas e afluentes catarinenses do rio Pelotas. A 2ª Conferência “Seca e Impactos Ambientais” será no dia 29 de maio de 2020 – 14HS; a 3ª Conferência “Aquífero e Águas Subterrâneas” será no dia 05 de junho de 2020 às 14h; a 4ª Conferência “Qualidade da Água” será no dia 12 de junho de 2020 às 14h. E a 5ª Conferência “Pesca e Saúde” dia 19 de junho de 2020 às 14h.

Como encaminhamento, ficou a busca de apoio do Helicóptero Águia 04 da PMSC para registros e visitação em trechos de rios na área de atuação do Comitê Canoas-Pelotas; o acompanhamento do trabalho da Câmaras Técnicas dos comitês do Oeste de Santa Catarina; e a aproximação junto das lideranças dos municípios da bacia hidrográfica do rio Canoas e dos afluentes catarinenses do rio Pelotas para apoio na tomada de decisão frente a situação de escassez hídrica.