Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do 

Rio Canoas

Bacia Hidrográfica

Bacia Hidrográfica do Rio Canoas

Com área de 14.906 km², a bacia do Rio Canoas banha 29 municípios, numa área que representa 23,7% do território catarinense. Na região, habitam cerca de 400 mil pessoas. Sua nascente está localizada no município de Urubici, desembocando em Celso Ramos e depois se juntando ao Rio Pelotas, formando o Rio Uruguai.

Seus principais afluentes são o Rio Caveiras, Rio Marombas, Rio Correntes, Rio Lava Tudo, entre outros corpos d’água menores. Entre os municípios que recebem água do Canoas estão: Lages, Correia Pinto, Curitibanos, Otacílio Costa e Urupema.

Bacia Hidrográfica dos Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas

Com 7.341 km2 na região, o Rio Pelotas nasce na montanha da Serra Geral, no município de Bom Jardim da Serra. Ao se encontrar com o Canoas, passa a se chamar Rio Uruguai, o qual passa pelo estado do Rio Grande do Sul. Na fronteira entre Argentina e Uruguai ele encontra o Rio Paraná formando o Rio da Prata.

Os principais afluentes do Rio Pelotas no lado catarinense são os Rios: Antoninha, Capivaras, das Contas, Invernadinho, Lava-Tudo, Vacas Gordas e Pelotinhas. Entre os municípios com águas do Pelotas estão: Lages, Painel, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urupema.

Crédito imagem: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00