Rio Tijucas

7ª Reunião da Plenária da Câmara Técnica Consultiva aprova Parecer Técnico Destaque

31/01/2024

Foi realizada nessa terça-feira, dia 30 de janeiro, a 7ª Reunião da Plenária da Câmara Técnica Consultiva do Comitê Tijucas e Biguaçu. No encontro, foi aprovado o Parecer Técnico Nº2 referente ao Diagnóstico das Áreas de Preservação Permanentes relacionadas aos recursos hídricos da Unidade de Planejamento e Gestão 8.1-Tijucas, elaborado pela Entidade Executiva Instituto Água Conecta.

O documento apresenta os resultados do estudo realizado sobre o uso da terra nas áreas de interesse do Pacto da Mata Ciliar na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e Rio Biguaçu. Tais informações devem ser amplamente divulgadas na região, destacando a importância das matas ciliares para proteção e preservação dos rios. O parecer ainda aponta algumas recomendações como forma de colocar o estudo em prática, visando à recuperação das matas ciliares diagnosticadas como degradadas atualmente.

Na reunião foi discutido ainda, o apoio da CTC na realização de ações de educação ambiental, que devem ser planejadas ao longo do ano pelo Comitê Tijucas e Biguaçu. Também foi aprovado o Relatório de Atividades da CTC de 2023 e estendido um prazo de até mais 15 dias para contribuição dos membros do comitê ao documento do diagnóstico dos recursos hídricos, que visa o enquadramento dos cursos d'água. Este diagnóstico está sendo concebido pela entidade executiva Instituto Água Conecta.

Acompanhe as notícias do Comitê Tijucas e Biguaçu e fique por dentro de todas as discussões e próximas atividades.