Rio Tijucas

Mineração no Leito do Rio: Equilibrando Economia e Meio Ambiente Destaque

16/10/2023

A extração de areia no leito de rio desempenha um papel muito importante na economia de Santa Catarina e no país, mas também gera alguns desafios ambientais.

A seguir, vamos explorar melhor essa complexa relação!

Importância econômica:

A mineração de areia é uma importante atividade econômica, que gera empregos e receitas locais, apoiando a comunidade e impulsionando o crescimento da região. A Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas possui um dos grandes núcleos de extratoras de areia que abastecem a indústria da construção civil em Santa Catarina.

Impacto ambiental:

No entanto, a extração de areia também pode causar impactos significativos na região, com erosão e desmatamento das áreas de mata ciliar. Por isso é tão importante a fiscalização e acompanhamento do trabalho realizado, para garantir a sustentabilidade e futuro das operações das extratoras de areia.

Mineração Responsável

Muitas empresas buscam práticas de mineração responsável, adotando métodos que reduzem o impacto ambiental. Além de novas tecnologias, para o acompanhamento e extração sustentável.

Diálogo responsável

A chave está no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. O diálogo e o cumprimento das regulamentações adequadas são essenciais para alcançar esse objetivo. No dia 23 de outubro, vamos realizar o Workshop Mineração de areia em leito de rio na Bacia do Rio Tijucas: desafios e oportunidades sustentáveis.

Participe desse importante momento!

• Data: 23 de outubro de 2023
  • Horário: 8h30 às 16h30
  • Local: Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes – São João Batista
  • Inscrições gratuitas pelo link a seguir: https://shre.ink/n2g0

Qualquer dúvida, entre em contato! Os inscritos irão receber certificado de participação no evento!

#ComiteTijucaseBiguacu #MineraçãodeAreia #MeioAmbiente