Rio Tijucas

COMITÊ TIJUCAS E BIGUAÇU: 22 ANOS DE HOSTÓRIA E CONQUISTAS! (parte 4) Destaque

03/10/2023

Setembro acabou e com ele as celebrações referentes ao mês de aniversário dos 22 anos do Comitê Tijucas e Biguaçu! Confira a última parte do nosso histórico e saiba mais sobre como foi o processo de formação e composição do grupo!

Na primeira fase de atuação do Comitê, após sua oficialização, o objetivo principal era a busca de recursos financeiros para realização de estudos de reconhecimento da área de atuação do Comitê e a divulgação junto à comunidade. A UNIVALI, por meio do CttMar realizou nos primeiros anos do Comitê o Pré-Diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e também nessa época, foi ministrada pelo professor-doutor Marcus Polette, a primeira capacitação aos membros do Comitê.

Nessa capacitação houve uma saída a campo a várias regiões da bacia hidrográfica, permitindo reconhecer as potencialidades e problemáticas da região. Também foram produzidos materiais de divulgação do Comitê (banner, folders, papel timbrado, cartão de visitas) que eram distribuídos em palestras feitas pelos membros do Comitê em escolas e demais entidades da região.

Fase difícil em que o trabalho voluntário foi primordial. Numa época em que a internet era raridade e a telefonia era principalmente fixa e de alto custo, o processo de mobilização só aconteceu por conta do engajamento voluntário. A associação da palavra “comitê” com partido político era constante e desmistificar esta visão político-partidário do comitê de bacia hidrográfica foi um desafio.

Uma primeira sede do Comitê foi possível com o apoio da UNIVALI, no prédio do antigo prédio do Colégio do Espírito Santo, onde funcionou o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em Tijucas, ao lado da Cerâmica Portobello, ali também foi a unidade de educação de jovens e adultos (CEJA) de Tijucas. Cedida pela UNIVALI, essa sala e primeiras mobílias, serviram de apoio à Secretaria Executiva até o ano de 2016, quando houve a mudança para outro espaço junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tijucas. Os primeiros materiais de escritório (canetas, folhas de papel e postites) foram doados pela Sra. Geni Hack Cardoso.

Ao longo dos anos o Comitê ganhou força e a adesão de voluntários e entidades. Com algum recurso financeiro foi possível contratar técnicos, que passaram a desenvolver valorosos trabalhos para o Comitê Tijucas e Biguaçu, fortalecendo assim, a atuação regional.

Nota: Este histórico foi redigido a partir da consulta a documentos arquivados na secretaria executiva do Comitê, assim como da coleta de depoimentos de algumas pessoas que participaram da história do Comitê, a saber: Adalto Gomes, Janaina Sant´Ana Maia, Marcus Polette, Maurici de Souza, Sandra Helena Tiezerini e William Wollinger Brenuvida.