Rio Tijucas

ACAT e Comitê Tijucas e Biguaçu: conheça mais da história dessa parceria e projetos realizados nos últimos 15 anos Destaque

21/07/2023

Em 2023, a Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT) completa 15 anos. Sua história e primeiros anos de atuação estão totalmente relacionados ao Comitê Tijucas e Biguaçu, uma vez que a organização foi criada justamente para atuar como entidade executiva e instituição jurídica do grupo.

Nesses 15 anos, a instituição foi reconhecida em diferentes momentos pela qualidade dos serviços prestados, como em 2009, quando foi instituída como de utilidade pública municipal em Tijucas, e em 2013, como instituição de utilidade pública estadual de Santa Catarina.

Conheça a seguir, um pouco mais da história da instituição e a sua relação com o Comitê Tijucas e Biguaçu.

De entidade executiva ao reconhecimento internacional

Em meados de 2007, o Comitê Tijucas (atualmente Comitê Tijucas e Biguaçu), criado em 2001, começava a expandir seus projetos e tinha necessidade de obter maior autonomia para receber recursos. No entanto, os comitês de bacias hidrográficas não têm personalidade jurídica. Por isso, representantes da Diretoria e Comissão Consultiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, além de profissionais da área ambiental, resolveram criar a Associação Caminho das Águas do Tijucas, a ACAT.

Assim, a ACAT foi criada para conceber projetos e receber recursos de diferentes fontes de financiamento público e privado. O objetivo era ampliar a autonomia do Comitê Tijucas para execução das ações previstas e o recebimento anual do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) para manutenção da sua Secretaria Executiva.

Sandra Tiezerini, uma das fundadoras do Comitê Tijucas e da ACAT e também atual secretária da ACAT, conta que todos os membros da Diretoria e Comissão Consultiva do Comitê Tijucas na época, também participavam da entidade executiva. “Já os integrantes da ACAT com formação técnica, em sua maioria eram prestadores de serviços técnicos ao Comitê Tijucas. Era uma coisa muito conjunta”. A ACAT também ocupava um assento junto às organizações-membro do Comitê Tijucas, representando o segmento população da bacia. Durante os dois primeiros anos de existência, a ACAT recebeu diferentes patrocínios de entidades privadas, que apoiaram a realização de projetos do Comitê. Após esse período, a ACAT tornou-se apta a receber recursos do FEHIDRO, em 2010.

Com o passar do tempo, a entidade consolidou suas ações e formou uma equipe permanente, composta por uma secretária administrativa, dois técnicos da área ambiental e um assessor de comunicação. Depois disso, a entidade foi contemplada com distintas fontes de financiamento, que permitiram a execução de outras ações do Comitê, voltadas principalmente à sensibilização ambiental dos atores estratégicos das bacias hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas.

Projetos de destaque

Um dos programas de destaque realizados pela ACAT e o Comitê Tijucas e Biguaçu foi o Pacto da Mata Ciliar lançado em 2011. Esse projeto recebeu várias premiações, como a certificação de Tecnologia Social do Banco do Brasil e a inclusão na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável da FAO/ONU Brasil.

Mas além do Pacto da Mata Ciliar, outras iniciativas como o “InforMar: Tubarões e Raias na Baía de Tijucas”, a “Mostra Fotográfica Caminho das Águas”, bem como a “Canoa bordada de guarapuvu: a embarcação de um pau só”, foram bastante expressivas no envolvimento comunitário e educação ambiental.

Diante do sucesso das ações realizadas, entre 2015 e 2018, a ACAT deixou de atuar exclusivamente com o Comitê Tijucas e Biguaçu, e assumiu, a convite do Órgão Gestor de Recursos Hídricos de SC, o papel de entidade executiva também do Comitê Camboriú e do Comitê Cubatão. Com isso, vários membros que participavam do Comitê Tijucas e Biguaçu e ACAT, passaram a atuar só na ACAT e houve uma reestruturação dos grupos.

Novos projetos da ACAT

Em 2018, a ACAT finalizou sua parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas como entidade executiva e passou a atuar em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tijucas (CMDCA), com projetos de educação e sensibilização ambiental com crianças e adolescentes do município de Tijucas.

Entre as iniciativas desenvolvidas está o projeto Biodiesel na Escola, em parceria com uma empresa local, com palestras e a coleta de óleo de cozinha nas escolas e transformação em combustível. Outros projetos desenvolvidos atualmente são o Plantando Inclusão e o Jovem Aprendiz Rural.

Acompanhe as nossas publicações e saiba mais sobre a história do Comitê Tijucas e Biguaçu.

Informações adicionais sobre a ACAT podem ser obtidas em @acatijucas.