Rio Tijucas

Dia do Rio Tijucas é celebrado nesta quinta, 29 de junho, e relembra a sua importância para a região Destaque

27/06/2023

Toda história pode ser contada a partir dos rios e as águas que banham uma região. É a partir dos rios e seus afluentes que se desenvolveram as cidades, comércio, agricultura, e toda forma de vida e habitação. Afinal, as águas permitem a sobrevivência, alimento, lazer, economia, e muito mais. Em Santa Catarina, o Rio Tijucas é um dos maiores rios do estado e é o principal da bacia que leva o mesmo nome e também foi fundamental para o desenvolvimento do Vale do Rio Tijucas.

Suas águas atravessam municípios e diferentes áreas, desde partes mais urbanas, até pequenas comunidades ribeirinhas. O nome “Tijucas” tem origem indígena e vem de “Ty-Yuco”, que significa
lama, lodo, referindo-se à lama natural que se acumula na sua foz., que também é o Dia de São Pedro e São Paulo e o Dia do Pescador, é marcado pela celebração do Dia do Rio Tijucas, que reforça a sua importância para a comunidade e seus moradores.

Ao todo, o Rio Tijucas percorre cerca de 156 km, formado pela junção de dois grandes rios e unindo-se a outros rios e cursos d’água pelo caminho. Um deles é o Rio Garcia, que tem a nascente em Rancho Queimado e Angelina, e que ao passar pela cidade de Major Gercino, passa a ser chamado de Rio Tijucas. Depois, outro curso d’água importante que deságua no Rio Tijucas é o Rio da Boa Esperança, do Distrito de Pinheral. Em São João Batista, o Rio Tijucas se une ao Rio do Braço, com suas nascentes em Leoberto Leal e Nova Trento. Por fim, de São João Batista, o Rio Tijucas ainda passa por Canelinha e o município de Tijucas, até chegar na foz na Baía de Tijucas.

No município de Tijucas, o rio foi fundamental para o desenvolvimento da cidade e da economia, hoje baseada na agricultura, indústria e comércio de bens e serviços. Ademais, as características geográficas e climáticas de Tijucas, foram essenciais para a colonização predominantemente açoriana, que se deu por meio do Rio Tijucas.

Entre os atuais desafios do município está a preservação do Rio Tijucas, e a restauração das áreas degradadas de mata ciliar. Afinal de contas, as águas do Rio Tijucas já são utilizadas para o abastecimento público de Tijucas e Bombinhas e em breve, de outros municípios da região. Por isso, desde 2011, o Comitê Tijucas e Biguaçu atua junto aos municípios da Bacia do Rio Tijucas no programa chamado “Pacto da Mata Ciliar” para recuperar 50km² da região, que envolve também o município de Tijucas.

O projeto segue em execução e envolve ações de educação ambiental, o cadastro de interessados em recuperar a mata ciliar, bem como a criação de políticas municipais para recuperação da mata, cuja função inclui preservar as encostas dos rios e qualidade da água. Quem quiser participar do projeto de Recuperação da Mata Ciliar, pode entrar em contato com o Comitê Tijucas e Biguaçu, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ainda, nas suas redes sociais.

Mais informações:
Comitê Tijucas e Biguaçu