Rio Tijucas

COMITIVA VISITA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE RANCHO QUEIMADO Destaque

15/05/2018

No intuito de conhecer e multiplicar boas práticas e exemplos para com o uso dos recursos hídricos locais, uma comitiva do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas realizou, na última sexta-feira (11/05), uma visita técnica ao Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto de Rancho Queimado.

O município de 3 mil habitantes possui um modelo compacto de tratamento de esgoto, ideal para ser aplicado em municípios do mesmo porte. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) opera na cidade uma rede coletora de 6,2 quilômetros e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) secundário, com lagoa aerada e desinfecção por pastilhas de cloro, com vazão de 2,1 litros por segundo.

Na ocasião, a comitiva também visitou o Condomínio Village da Montanha, que está cadastrado no Pacto da Mata Ciliar com uma área de 15 mil m² de mata ciliar em processo de restauração ambiental. Foi entregue uma nova remessa de mudas nativas, além de uma placa de sinalização da área em restauração. Atualmente, o programa Pacto da Mata Ciliar conta com 84 propriedades cadastradas e já foram distribuídas mais de 10 mil mudas nativas.

Participaram da visita membros do Comitê Tijucas Biguaçu, Prefeitura Municipal de Tijucas, Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento de Canelinha, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tijucas e Cerâmica Portobello. A próxima visita técnica do Comitê Tijucas Biguaçu será a ETE do município de Itapema e está prevista para o mês de junho de 2018.