Rio Tijucas

COMITÊ RECEBE 4.500 MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS Destaque

13/04/2018

O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas recebeu 4.500 mudas de árvores nativas, das espécies pitanga, grumixama, cedro, ingá, ipê amarelo, entre outras.

A doação foi feita pela empresa Águas de Bombinhas (organização-membro do Comitê), como compensação ambiental determinada pela FATMA, referente à supressão de vegetação para implantação da obra de captação e adução de água bruta do Rio Tijucas para abastecimento público de Bombinhas.

No total serão doadas 9.350 mudas para o Viveiro de Tijucas, mantido pelo Comitê em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente e para o Viveiro de Bombinhas. A segunda remessa será entregue daqui 60 dias.

As mudas nativas serão utilizadas no programa Pacto da Mata Ciliar que tem o objetivo de recuperar áreas degradadas no entorno de nascentes, rios e outros cursos d’água. Desde 2011, 81 propriedades já foram cadastradas e estão em processo de restauração ambiental, totalizando cerca de 20 hectares de terra e mais de 10 mil mudas nativas plantadas.

Por Rokelly Pierozan, jornalista