Rio Tijucas

EQUIPE DA UFSC PARTICIPA DE REUNIÕES COM PREFEITOS E SECRETÁRIOS Destaque

02/04/2018

Desde o início de março, a equipe de Mobilização e Educomunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), responsável pela elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia dos rios Tijucas, Biguaçu e bacias contíguas, vem participando de reuniões com diversas autoridades dos municípios que compõem a bacia. Além de prefeitos e secretários, alguns encontros contaram ainda com a presença de representantes de órgãos públicos, entidades e sociedade civil.

Dia 13, o encontro aconteceu em São João Batista. Dia 19, foi a vez de Angelina e Major Gercino. Já em Tijucas, a equipe foi recebida dia 20. O encontro em Rancho Queimado ocorreu dia 21. As reuniões em Antônio Carlos e Biguaçu aconteceram dia 22. Dia 26 a equipe se dirigiu até Leoberto Leal e, dia 28, foi até Canelinha e Governador Celso Ramos. Ainda estão previstas outras reuniões em abril, a exemplo da que aconteceu hoje, dia 2, em Nova Trento, e da que vai acontecer quarta, dia 4, em Porto Belo. As reuniões em Itapema e Bombinhas deverão ser agendadas nos próximos dias, englobando, dessa forma, todos os municípios que compõem as bacias dos rios Tijucas, Biguaçu e contíguas, ou seja, todo o território de abrangência do Plano.

Dentre os pontos de pauta discutidos, destaque para a identificação de planos, projetos e empreendimentos previstos nos municípios e que devem ser considerados nos cenários futuros e nas ações estratégicas a serem avaliadas na elaboração do PRH; a divulgação das ações futuras do PRH e a importância do envolvimento de todos os atores (poder público, sociedade civil e usuários) nas próximas fases do processo, que irão definir, participativamente, os cenários de enquadramento dos cursos d`água, os critérios de outorga e cobrança e as ações estratégicas a serem implementadas na bacia.

De acordo com o engenheiro sanitarista e ambiental e coordenador de mobilização e educomunicação Eduardo Moure, tais encontros são fundamentais pois  “além de levantar informações relevantes para compor os estudos técnicos do Plano, as reuniões também servem para mostrar a importância da participação qualificada dos municípios no processo de  elaboração do Plano de Recursos Hídricos, iniciando um diálogo que busca harmonizar as expectativas, potenciais e limitações do Plano com os anseios, demandas e vocações de todos os municípios que integram as bacias dos rios Tijucas, Biguaçu e bacias contíguas”.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS), em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).