Rio Tijucas

PALESTRA “O QUE EU QUERO DO MEU RIO” MOBILIZA ALUNOS DE LEOBERTO LEAL Destaque

14/03/2018

Mais de 340 alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Bertino Silva, de Leoberto Leal participaram na última segunda-feira (12/03), de uma palestra promovida pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas.

A bióloga Aline Luiza Tomazi falou sobre os diversos usos da água, sobre a água virtual e mostrou o percurso do Rio Tijucas. Também foi abordada a importância da mata ciliar para a preservação dos rios, proteção do solo e corredor de biodiversidade nas bacias hidrográficas, além da necessidade do tratamento de esgoto.

O intuito da palestra também foi convidar a escola para participar do 7º Concurso de Desenho e 8º Concurso de Redação, que este ano tem como tema “O que eu quero do meu rio”. A ideia é estimular a sensibilização e a reflexão crítica sobre a preservação e o uso racional da água. As inscrições seguem até o dia 30 de março de 2018 e cada escola é responsável por selecionar no máximo cinco desenhos de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e cinco redações de alunos do 6º ao 9º ano para participar dos concursos.

A ação na escola também faz parte da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente que tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil cuidando das Águas”. É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas socioambientais, considerando seus desafios e alternativas no âmbito da escola e do seu entorno.

Ao longo do mês de março palestras abordando o tema água e divulgando os concursos serão realizadas em outras escolas dos 14 municípios de abrangência do Comitê Tijucas Biguaçu.

Por Rokelly Pierozan, jornalista