Rio Tijucas

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS É DEBATIDA NOS MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DO COMITÊ Destaque

09/02/2018

Com o objetivo de apresentar um projeto de gestão de resíduos sólidos com foco na compostagem e uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, Cícero Brasil, da Coordenadoria Regional de Florianópolis da FATMA (recém transformada em IMA - Instituto do Meio Ambiente), reuniu-se hoje (09/02), com membros do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas e representantes de órgãos municipais de Tijucas.

Estiveram presentes José Leal da Silva Junior, vice-presidente do Comitê Tijucas Biguaçu, Aline Luiza Tomasi, coordenadora da ACAT, Tiago Manenti Martins, assessor ambiental do Comitê Tijucas Biguaçu, Higor Vicenti Dias, da Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, Letícia Tommasi, do SAMAE e Renato Guardini, da EPAGRI.

Os presentes foram convidados a participar de uma reunião que será realizada no dia 12 de março, das 9h às 16h, no Centro de Triagem de Angelina, na Comunidade do Garcia. O intuito é reforçar a necessidade dos municípios de terem seu plano de resíduos sólidos de acordo com a Lei Federal 12305/2010.

Na pauta estão previstas apresentação do Ministério do Meio Ambiente sobre gestão de resíduos orgânicos, apresentação do pátio de compostagem de Angelina e suas exigências para o licenciamento, apresentação de trabalho de educação ambiental da Escola Municipal Dom Afonso Niehues, de Antônio Carlos e apresentação do projeto de compostagem de Rancho Queimado. Também serão definidos o itinerário e as datas de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos nos municípios de abrangência do Comitê.

Por Rokelly Pierozan, jornalista