Rio Tijucas

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS É DIVULGADO EM EVENTO DE ANIVERSÁRIO DE ANTÔNIO CARLOS Destaque

09/11/2017

Ocorreu no último sábado (04/11), das 10 às 16 horas, o evento Praça da Cidadania, realizado em comemoração aos 54 anos de emancipação política de Antônio Carlos. A UFSC participou do evento, divulgando as ações do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas (PRH) para a comunidade presente, que pode conhecer mais sobre o planejamento que visa preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável da região.

O PRH é elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu e com apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A equipe da UFSC esteve presente com a coordenadora do PRH, Luana Periotto Costa, e com o engenheiro ambiental Márcio Cardoso. Com vídeos e materiais informativos, eles conversaram com a população sobre o processo de desenvolvimento do plano e sobre a importância da participação comunitária.

O evento contou com grande participação da comunidade. Além de emissão de documentos, exames de saúde, oficinas e serviços de beleza gratuitos, a população pode conhecer diversas atividades promovidas por órgãos públicos e entidades sociais que estavam presentes na Praça Anchieta, como a tenda do PRH.

A atividade foi prejudicada no período da tarde por causa da forte chuva que atingiu o local do evento. Mesmo assim, o público pode conversar com os técnicos da UFSC sobre o PRH e foram convidados a participar dos próximos encontros.

Em novembro, vão ocorrer as Oficinas de Reconhecimento do Território do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas. Nestes encontros, os participantes vão compartilhar conhecimentos acerca das bacias hidrográficas. O cruzamento destas informações com os dados técnicos levantados pela equipe da UFSC vai resultar em um diagnóstico mais preciso sobre os recursos hídricos de cada bacia.

Confira abaixo as datas e locais dos eventos e participe!

Biguaçu
Data: 21 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Centro Educacional David Crispim Correa (prédio da Secretaria de Educação)
Endereço: Rua Hermógenes Prazeres, 59, Centro.

Tijucas
Data: 27 de Novembro
Local: Auditório da ACIT – CDL
Endereço: Rua Minervino Miguel Ferreira, 354, Centro.

Itapema
Data: 29 de Novembro
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Prefeitura de Itapema (Plenarinho)
Endereço: Avenida Nereu Ramos, 141 (junto ao Paço Municipal).