Rio Tijucas

TIJUCAS, ITAPEMA E BIGUAÇU RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Destaque

22/09/2017

Nesta semana, as cidades de Tijucas, Itapema e Biguaçu receberam a Oficina de Capacitação para Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CEURH). As atividades, coordenadas pela equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que atua no Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas, ocorreram em escolas dos três municípios e contaram com a participação de representantes das comunidades, de associações e de órgãos públicos.

A primeira oficina ocorreu em Tijucas, na segunda-feira (18), no Senai. Na ocasião, os participantes conheceram o processo de elaboração do Plano de Recursos Hídricos, puderam ter uma compreensão maior dos usos das águas da região e quem deve se cadastrar. O mesmo ocorreu na terça-feira (19), em Itapema, na Escola Municipal de Educação Básica Bento Eloi Garcia, e também na quarta-feira (20), em Biguaçu, na Escola Básica Municipal Prof. Donato Alípio de Campos.

Fazendo o uso de computadores, os participantes fizeram uma simulação do preenchimento do cadastro. Dessa maneira puderam tirar dúvidas e foram orientados passo a passo pela equipe técnica da UFSC. O objetivo do treinamento é formar agentes multiplicadores locais, que possam explicar a importância do cadastramento e auxiliar os usuários de recursos hídricos de seus municípios no preenchimento do CEURH.

O CEURH é gratuito e obrigatório para todos os usuários de recursos hídricos (isto é, pessoas físicas ou jurídicas que captam água diretamente de rios ou poços) e está disponível no site do Sistema de Informações de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina*. Neste momento em que está sendo realizado o Diagnóstico das Águas, a participação das comunidades das bacias é fundamental. É a partir de um diagnóstico correto que poderá ser desenvolvido um plano que objetive a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.

O cadastro também é fundamental ao usuário dos recursos hídricos, para garantir que ele seja considerado na elaboração do plano e que não lhe falta água futuramente. Para mobilizar as comunidades a participar da oficina, o engenheiro sanitarista e ambiental da equipe da UFSC, Márcio Cardoso visitou as localidades na semana anterior ao evento e conversou com representantes de entidades, explicando a importância do CEURH e da participação comunitária.

As oficinas de capacitação fazem parte do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Tijucas, Biguaçu e Bacias Contíguas, que está sendo elaborado pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS) em parceria com o Comitê Tijucas Biguaçu e por meio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

*Link para o CEURH: